postagem de 23 de Fevereiro de 2015

A Polêmica da cerveja no Carnaval 2015

A Polêmica da cerveja no Carnaval 2015

Após Skol exagerar nas propagandas para o Carnaval, nasce a FEMINISTA: uma cerveja que convida a olhar para o machismo na publicidade brasileira.

Em pleno carnaval, onde se registra um aumento nos casos de violência, a cerveja Skol resolveu lançar uma campanha publicitária que tratava as mulheres de forma machista e trazia frases como “Esqueci o não em casa”, “Topo antes de saber a pergunta”, entre outras. As frases chamaram a atenção da publicitária Pri Ferrari e da jornalista Mila Alves, que decidiram fazer intervenções nos materiais, acrescentando outras palavras aos outdoors para reforçar o respeito às mulheres e o não à violência.

A campanha reascendeu mais uma vez a polêmica sobre o olhar machista na publicidade de cerveja e em resposta a isso foi lançada a Feminista, uma cerveja red ale que é muito mais do que uma bebida. A Cerveja Feminista é uma ação de conscientização na busca por uma mudança de atitude, já que 65% das mulheres dizem não se identificar com a forma como são retratadas na publicidade. Direcionada para homens e mulheres, a cerveja pretende ser um gerador de conversa em torno do assunto e busca desfazer os mitos sobre o feminismo (que não é o contrário de machismo e não busca a supremacia feminista, mas sim a igualdade entre os gêneros).

O produto se encontra em pré-venda no site www.cervejafeminista.com.br, e o projeto é uma criação das publicitárias Thais Fabris, Larissa Vaz e Maria Guimarães que formam o 65 | 10, um núcleo de ação para repensar o papel das mulheres na publicidade, tanto dentro das agências quanto nas campanhas que vem tratando as mulheres do mesmo jeito há muitas décadas.

Apenas um estopim no meio de tantas outras campanhas, quem dirá o "Verão".

ei, você do celular

nos diga seu e-mail e fique sabendo tudo que rolou na semana!
somos resultados, estratégia, gestão, design e ux.

aliás, desejamos que sua experiência no site laranja seja inspiradora! ;)