postagem de 25 de Agosto de 2017

Projeto “Tipos Paulistanos” mostra detalhes de uma cidade através de um olhar “tipográfico”

Projeto “Tipos Paulistanos” mostra detalhes de uma cidade através de um olhar “tipográfico”
O projeto conta a história de São Paulo, com detalhes que muitas vezes são passados despercebidos!

A ação “Tipos Paulistanos” criado pelo publicitário J. R. D’Elboux, conta a história da cidade de São Paulo pelos olhares tipográficos. Eles mostram detalhes que muitas vezes passam despercebidos e que contam a história de moradores.

A ideia é que ele seja um repositório de imagens de elementos gráficos e arquitetônicos e que sejam interessantes do ponto de vista da cidade. Além das referências visuais, o projeto quer que as pessoas reparem mais nos detalhes e nas riquezas de São Paulo, que muitas vezes passam despercebidos! Muitos se surpreenderam ao saber que todo esse conteúdo é na grande cidade.

Detalhe do piso de mosaico estilo Art Nouveau, com monograma da família Álvares Penteado, na Vila Penteado; letras Art Déco na entrada do Estádio do Pacaembu; e inscrições caligráficas encontradas no cemitério São Paulo, são alguns dos exemplos de como a tipografia se encontra junto à arquitetura da cidade.

Segundo J. R, as tipografias se encontram na arquitetura a muito tempo, mas se intensificou no período moderno. O estilo dominou a arquitetura paulista na década de 1930. D’Elboux começou a fazer esses registros a partir de 2008, mas eram apenas números, depois ele começou a trabalhar também com letras.

Agora, para quem quiser conhecer, no link a seguir, há um mapa do Google com as principais tipografias art déco em prédios de SP: https://goo.gl/gnNRQE

ei, você do celular

nos diga seu e-mail e fique sabendo tudo que rolou na semana!
somos resultados, estratégia, gestão, design e ux.

aliás, desejamos que sua experiência no site laranja seja inspiradora! ;)