O que é linguagem para você? Provavelmente você deve ter pensado no ato de se comunicar com alguém, através da fala, no idioma que vocês têm fluência.
Mas existem diversas linguagens que oferecem maneiras das pessoas se comunicarem, os desenhos rupestres, por exemplo, é uma delas, ou gestos, fotos, músicas entre outros.
O importante é saber que cada linguagem é constituída por signos específicos, e a semiótica estuda cada um deles presentes no nosso cotidiano.
Tá bom, mas como isso se aplica no marketing? É o que vamos te contar neste artigo, acompanhe ele até o final e fique por dentro!
A semiótica é um estudo que busca compreender como os seres humanos interpretam as coisas ao seu redor, como placas de trânsito, sinalizações nos banheiros, alarmes, etc., para assim entender como as pessoas atribuem significados a cada coisa.
Assim, um mesmo texto pode ter diversas interpretações, dependendo do conjunto de pressupostos que cada um tem em relação à realidade, o que está relacionado à bagagem cultural e social de uma pessoa.
Fazem parte dos signos os ícones, símbolos e índices, veja o que representam:
São semelhantes ao mundo real, portanto, fáceis de serem interpretados, como uma fotografia ou uma pintura realista, por exemplo.
São ícones que precisam de conhecimentos específicos para serem entendidos, como o logo de uma empresa ou uma palavra em inglês, por exemplo, que você só entenderá se tiver domínio do idioma.
São utilizados para indicar algo, e requerem conhecimento popular, na maioria das vezes, para serem interpretados. Como pegadas na areia, que você olha e identifica que alguém passou por ali.
Se você e um amigo virtual, que mora em outro país, resolverem assistir o mesmo filme para discutir sua fotografia depois, perceberá que possuem interpretações diferentes, apesar de terem assistido a mesma coisa, isso porque vocês possuem criações, culturas e percepções de vida diferentes.
Isso também se aplica no marketing, pois as campanhas publicitárias são interpretadas de formas diferentes pelo público.
A semiótica estuda essas interpretações, portanto, facilita a compreensão de quem cria as campanhas, para serem ainda mais assertivas.
Quando falamos "carteira'', algumas pessoas podem imaginar a profissional que entrega cartas, enquanto outros se lembram do acessório que carregam consigo para guardar documentos.
O mesmo elemento pode possuir diversos sentidos e, ao estudar a interpretação de cada um deles para determinados grupos, fica mais fácil transmitir uma mensagem direcionada para a persona do seu negócio.
Os ícones usados nas artes, redação do site, cores e imagens, são elementos visuais que compõem formas de comunicação, portanto, também podem ser analisados através do estudo semiótico.
Após utilizar esse conhecimento para entender melhor as interpretações da sua persona, é possível fazer um levantamento de signos que direciona a mensagem que você deseja transmitir.
O estudo das interpretações faz com que o público seja minuciosamente analisado, suas vivências, formações sociais e culturais, sendo assim, as marcas tornam-se íntimas dos consumidores, e esse conhecimento é utilizado para estreitar ainda mais o contato entre ambos.
A semiótica é um estudo amplo e, além desses benefícios, agrega muitas outras vantagens para quem atua na comunicação.
Gostou do conteúdo?
Inscreva-se na nossa newsletter e fique de olho nas nossas redes sociais, sempre temos novidades por lá.
Benetton Comunicação
Por: Débora Leite
Fotos/Créditos: Envato
O material poderá ser reproduzido, desde que citada a fonte.