Considerada a rede social do momento quando o assunto é inspiração, o Pinterest surgiu em 2010 e veio ganhando espaço no meio digital com seus recursos de compartilhamentos e gerenciamentos de imagens e organização em pastas de diversos segmentos.
Com 450 milhões de usuários ativos anualmente, no fim do último ano o Pinterest chegou a 459 usuários por mês, no mundo todo!
E foi por conta desse sucesso todo da rede social, que foi crescendo aos pouquinhos, que a ferramenta de anúncios chegou com sucesso.
No início de maio, chegou ao Brasil o Pinterest ADS, o recurso de anúncios dentro da rede social. Mas por que no Brasil primeiro?
Simples: depois dos Estados Unidos, o Brasil é um dos maiores mercados do Pinterest. É muita inspiração e criatividade pra um país só, não é mesmo?
Neste artigo vamos falar um pouco mais sobre o Pinterest e dicas para considerá-lo dentro das estratégias de comunicação da sua empresa!
Lançado em março de 2010, o Pinterest é uma rede social dos Estados Unidos, desenvolvida por Paul Sciarra, Evan Sharp e Ben Silbermann.
Silbermann conta que, para dar início a rede, ele mesmo escreveu os primeiros 5.000 usuários e, nove meses depois, a rede social já contava com 10.000 usuários.
Pouco mais de um ano depois do lançamento, o Pinterest era apontado pela revista Time como um dos "50 Melhores sites de 2011".
Para o reconhecimento da rede social, nosso parceiro, mLabs, fez um pequeno resumo de algumas nomenclaturas da rede social:
Assim como o Facebook e Google ADS, o Pinterest ADS é o recurso de publicidade na rede social, com links patrocinados quando se realiza uma busca por determinada palavra.
Na Europa, o Pinterest ADS já funciona há algum tempo e ela chegou à América Latina tendo o Brasil como o primeiro país a receber.
De acordo com o diretor global de vendas do Pinterest, trazer a ferramenta para o Brasil faz parte da estratégia de expansão global do programa de anúncios da rede social.
“O Brasil é um dos maiores mercados do Pinterest fora dos EUA. Nossa escala, combinada com a mentalidade única das pessoas no Pinterest, torna nosso público incrivelmente valioso para os profissionais de marketing. Estamos entusiasmados em oferecer esta oportunidade aos anunciantes no Brasil e esperamos expandir em mais países da América Latina em breve."
Com um layout atraente e que serve como uma vitrine de inspiração, anunciantes do Pinterest têm a oportunidade de contar histórias, estratégia também conhecida como storytelling.
De acordo com o Guia do próprio Pinterest, a criação de Pins visualmente atraentes, a categorização deles em grupos de anúncios segmentados para os seus objetivos de negócios e a veiculação de uma campanha bem-sucedida podem ajudar você a conquistar uma legião fiel de seguidores no Pinterest.
O Pinterest ADS oferece anúncios e opções de segmentações para alcançar os públicos-alvos de acordo com o segmento da empresa que está anunciando.
Dentro de uma campanha, é possível separar grupos de anúncios que, se contextualizarmos com a ideia de contar uma história, podemos chamar de capítulos da história.
Definindo o orçamento e segmentos de acordo com os objetivos traçados, conte a história da sua empresa.
O Pinterest é uma rede social totalmente visual, então neste caso a primeira impressão é, de fato, a que fica.
Os pins, nome dado às publicações do site, podem ser compartilhados, salvos em pastas e organizados de acordo com a maneira que cada usuário desejar.
Para adicionar o Pinterest à estratégia de comunicação da sua empresa, separamos algumas dicas básicas para causar a primeira impressão perfeita aos usuários, confira:
Lembra que falamos que o Pinterest é uma rede social totalmente visual? Os usuários andam por ali procurando imagens para se inspirar, seja em decorações, roupas, receitas, design, etc.
Portanto, procure utilizar imagens de bom gosto e que sejam "gostosas" de ver. Que tal imagens com embalagens do seu produto ou seu logo aplicado em alguma superfície? Até mesmo um ambiente.
Além dos conteúdos institucionais, ambientar o seu produto/serviço em estilos de vida pode ser uma opção não só para chamar a atenção, mas também para transmitir a ideia do que se trata o que você oferece.
Pinterest funciona como o Google Pesquisa, portanto é importante utilizar tags e palavras-chave que traduzam o seu produto/serviço de maneira clara, para que ele seja encontrado logo de cara quando o usuário buscar por algo relacionado ao que você oferece.
Aposte em ferramentas de palavras-chave e em profissionais que possam te ajudar a encontrar as ideais, que traduzam seu serviço!
O Pinterest oferece opções de Pins para complementar as informações, como:
- Produto: preços, disponibilidade e onde comprar;
- Aplicativo: links para o download de apps direto pelo Pintrest;
- Artigos: textos maiores com nome do autor e título;
- Receitas: passo a passo.
E aí, você já conhecia o Pinterest e suas funcionalidades?
Nossos especialistas estão prontos para conversar sobre sua empresa e entender como podemos ajudar a implementar novas ideias e estratégias, nos envie uma mensagem!
Gostou do conteúdo?
Inscreva-se na nossa newsletter e fique de olho nas nossas redes sociais, sempre temos novidades por lá.
Por: Laís Amorim
Fotos/Créditos: Envato.
O material poderá ser reproduzido, desde que citada a fonte