Não é de hoje que a Netflix vem recebendo inúmeros concorrentes diretos. Diversas emissoras seguiram o exemplo da “vermelhinha do tudum” e decidiram se adaptar ao novo normal, apostando no leque de infinitas possibilidades oferecido pelo serviço de streaming. Esse termo, por definição, refere-se a uma ou mais plataformas online que oferecem um extenso catálogo de filmes, séries e músicas aos seus consumidores.
Um ponto em comum e importante de ser destacado sobre todas essas plataformas é justamente o formato flexível de assinatura que proporcionam. Os streamings aceitam assinantes mensais, semestrais e anuais, além de oferecer descontos progressivos com certos benefícios (como maior resolução de imagem ou quantidade de telas simultâneas), dependendo da escolha do cliente. Esse método de troca caracteriza o gatilho mental da reciprocidade e pode ser aplicado em qualquer empreendimento. É quando você oferece algum tipo de material exclusivo para o seu consumidor, e em troca, ele te oferece dados de e-mail, telefone ou mantém seus serviços contratados por mais tempo, por exemplo.
Atenção, alerta de spoiler! Este blog contém dicas imperdíveis sobre algumas estratégias de marketing de qualidade, inclusive sobre a técnica que é capaz de gerar identificação com o público e fidelizar clientes em qualquer segmento. Por isso, preste bastante atenção aos detalhes, mas não se esqueça de apreciar o final, que é sempre a melhor parte.
Bateu aquela curiosidade para saber mais sobre o assunto? Separamos 3 séries de sucesso que podem ajudar a exemplificar e ilustrar tais estratégias. Confere aí!
Estrelada por Lilly Collins, a série da consagrada Netflix teve sua segunda temporada lançada em dezembro de 2021 e já recebeu, em janeiro deste ano, a confirmação das duas próximas filmagens. Seu enredo gira em torno de Emily Cooper, uma jovem profissional de marketing (alerta de gente como a gente ativado!), que precisa lidar com as transformações ocasionadas por uma nova oportunidade de trabalho, em um país totalmente novo e desconhecido.
Depois de conseguir superar o choque cultural, Emily também nos ensina algumas lições muito importantes sobre criatividade, resiliência e oportunidades dentro do mercado. A personagem deixa uma mensagem clara sobre a influência das redes sociais no processo de networking e co-branding. Ao observar suas atitudes, entendemos o quanto é essencial para a sobrevivência de uma marca, e principalmente para agências de marketing, ter a capacidade de se adaptar às novas tendências que surgem no mundo da tecnologia.
Deu vontade de saber mais? Assim que a série foi lançada, publicamos uma matéria cheia de dicas e insights em um dos nossos blogs passados. Clique aqui para ficar por dentro de cada um deles.
Original da HBO Max, esta série teen com classificação adulta estreou em outubro de 2019 e atualmente conta com sua segunda temporada sendo lançada semanalmente pela plataforma todos os domingos. Essa técnica específica já contribui de forma muito positiva com o impulsionamento dos episódios e pode ser destacada como outro exemplo de gatilho mental de troca. Quanto mais o público renova suas assinaturas mensais na plataforma, maiores são as chances de acompanhar o lançamento até o final.
Por abordar temas muito polêmicos como o vício em drogas da protagonista Rue, interpretada por Zendaya, a série procura conscientizar os jovens e aposta em uma estética visual única. Jogos de câmera diferenciados, luzes fluorescentes e maquiagens artísticas com bastante glitter fazem parte da sacada. A identidade visual da série se solidificou tanto a ponto de inspirar influencers e produtores de conteúdo a imitarem suas tendências, a exemplo dos vídeos de roupas inspiradas em determinados personagens da série.
Dessa forma, Euphoria caracteriza um ótimo exemplo de branding, pois estabelece conexões sensoriais de forma voluntária e até mesmo involuntária com o público que atinge.
Esta produção também da Netflix é baseada em um livro de mesmo nome, publicado em 1983 por Walter Tevis. A série, por outro lado, teve seus 7 episódios lançados em dezembro de 2020. A trama discorre sobre a história da vida de Beth Harmon, uma garota bastante ambiciosa, que graças à sua alta capacidade de aprendizado e aptidão, consegue se tornar a maior jogadora de xadrez do mundo.
Devido ao seu grande sucesso e engajamento global, a série fez com que o livro, publicado há quase 40 anos, se tornasse um dos mais vendidos durante 4 semanas. Como se isso não bastasse, a busca por jogos, tabuleiros, sites e vídeos que ensinam as técnicas de xadrez aumentaram exponencialmente. A procura pela estratégia chamada “o gambito da rainha”, por exemplo, cresceu em 250%, enquanto a pesquisa sobre “jogada siciliana” aumentou em 300% de acordo com o Google Trends.
Todos esses dados e informações reforçam o quanto é fundamental para a sua empresa investir em marketing de conteúdo. Afinal, histórias elaboradas através de um storytelling rico, são justamente aquelas que conseguem emocionar o público, fazendo com que as pessoas se identifiquem e conectem-se de forma natural com o seu produto ou serviço.
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Benetton Comunicação
Por: Mariana Romeira
Fotos/Créditos: Envato
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