postagem de 18 de Maio de 2021

5 dicas para coletar feedback dos seus consumidores

5 dicas para coletar feedback dos seus consumidores
Confira nossas dicas e descubra como coletar o feedback e aplicá-los nas campanhas da sua empresa

“Falem bem ou falem mal, mas falem de mim!”

Calma, as coisas não são bem assim!

O feedback é a melhor maneira de otimizar o seu negócio, tanto positivo, quanto negativo. No caso do negativo, é uma oportunidade de encontrar falhas no processo e então solucioná-las. No caso do positivo, usá-lo como um motivador para o time, mas também como um atributo para mostrar aos possíveis clientes, como sua empresa é expert no que faz.

Existem diferentes maneiras de coletar esses feedbacks, como pesquisas de satisfação, e-mails e até mesmo chatbots que enviam mensagens por SMS ou WhatsApp, perguntando a respeito da qualidade do produto ou serviço prestado.

Quer descobrir qual a melhor maneira de conseguir esses feedbacks dos seus clientes? Acompanhe o artigo até o final!

Benefícios do feedback

Antes de pensar em como coletar, você já parou para pensar quais os benefícios que o feedback de clientes pode agregar para o crescimento do negócio e colaboradores? Confira alguns:

- Aumenta os níveis de satisfação e confiança: quando uma empresa atende o que o cliente busca ou se mostra disposta a escutar o que ele tem a dizer, cria uma relação de confiança;

- Engaja a equipe: não tem nada que motiva mais um colaborador, quando sabemos que o que estamos fazendo concorda com as expectativas da empresa e do cliente, portanto, o feedback pode ser um grande potencial para motivar cada vez mais o time;

- Importância da opinião dos clientes: mostre ao cliente que a opinião dele importa! Desde quando o mundo é mundo, pessoas pedem indicações umas para as outras e, cada vez mais, tendem a dar mais credibilidade a provas sociais do que apenas para propagandas;

- Garante melhorias com base em provas e argumentos: nada melhor do que a opinião de quem usou o serviço da empresa, para buscar melhorias, certo? Com base na vivência e experiência do seu cliente, é possível detectar onde estão os pontos que podem ser melhorados com maior assertividade.

Coletando feedbacks

Agora sim, vamos falar sobre algumas opções diversificada para a coleta de feedbacks de clientes.

E-mails personalizados

Quer uma opinião sincera? Então peça!

Através de uma estratégia de automação, é possível enviar ao cliente e-mails personalizados com questionários, botões de direcionamento ou apenas a pergunta a respeito do atendimento recebido pela sua empresa e qualidade do produto/serviço prestado.

Através do RD Station é possível criar estratégias incríveis para a coleta de feedbacks.

Pesquisa de satisfação

Old, but gold!

A pesquisa de satisfação é uma das mais tradicionais maneiras de coletar o feedback e percepções do cliente. Mas sejamos sinceros, ninguém quer ficar mais que 5 minutos respondendo um questionário.

Elaborar uma pesquisa com, no máximo, 3 questões de múltipla escolha e 1 dissertativa, para que nela o consumidor possa dar seu depoimento sincero.

A pesquisa de satisfação pode ser aplicada em questionários online, e-mails, landing pages, ligações ou até mesmo em pontos físicos.

Call centers

Ligações de call centers para coletar feedback de clientes é uma das maneiras mais eficazes de coletar informações. Isso porque em uma conversa entre pessoas, um atendente real e o consumidor do outro lado da linha, a humanização faz seu papel em facilitar a tarefa de estimular o consumidor a passar seu real sentimento.

Mas lembre-se: faça questionamentos rápidos e assertivos, para conseguir a resposta que se espera.

Redes sociais

É nas redes sociais que estão a maior parte dos consumidores de uma marca, sejam aqueles que a defendem ou os que criticam. Portanto, ir até onde eles estão, para coletar suas opiniões, é uma maneira eficaz de unir uma estratégia de aumento de engajamento, com uma pesquisa de feedbacks.

O Instagram Stories, por exemplo, conta com o recurso de enquete e caixa de perguntas. Elabore questões simples e que possam ser respondidas em poucas palavras, além de algumas que possam ser expressas em duas opções e você terá duas coisas de uma só vez: maior engajamento e as respostas dos seus consumidores!

Monitoramento online

Hoje existem ferramentas de monitoramento que oferecem dados concretos para empresas, com feedbacks de clientes, colhidos de diversas formas.

Também conhecido como escuta social, esse artifício ajuda a monitorar o desempenho da marca, trazendo percepções e opiniões não só de clientes, mas também de consumidores da concorrência. Sabendo das dores que não foram solucionadas pela concorrência, é possível encontrar uma oportunidade.

Reclame Aqui, Alertas do Google e Sem Rush são algumas ferramentas que podem auxiliar neste monitoramento.

E os feedbacks negativos?

Se a vida te der limões, faça uma limonada.

Ninguém quer um feedback negativo, isso é fato. Mas, se olharmos, por outro lado, críticas são argumentos que podem sempre contribuir para o crescimento e aprimoramento de ideias, produtos e serviços.

Uma crítica nunca é só uma crítica, é uma oportunidade de construir algo novo ou de otimizar algo que já existe. É o que dizem: o que não mata, fortalece! ?

Gostou do conteúdo?

Nos acompanhe nas redes sociais e inscreva-se na nossa newsletter!

Benetton Comunicação

Por: Laís Amorim

Fotos/ Créditos: Envato

O material poderá ser reproduzido por terceiros, desde que citada a fonte.


ei, você do celular

nos diga seu e-mail e fique sabendo tudo que rolou na semana!
somos resultados, estratégia, gestão, design e ux.

aliás, desejamos que sua experiência no site laranja seja inspiradora! ;)

Benetton Comunicação
Política de
privacidade