Lidar com uma crise de imagem é algo assustador para qualquer profissional, não é mesmo?
E na comunicação essa tarefa é ainda mais difícil e importante, porque é através dela que o público interno e externo de uma empresa fica sabendo o que está acontecendo.
Portanto, a comunicação é capaz de recuperar a reputação de uma marca, ou “afundá-la” de uma vez por todas.
É válido lembrar que crises acontecem, e todas as organizações estão sujeitas a lidar com isso em algum momento, mas o que realmente importa é como a empresa vai sair dessa, principalmente nos dias de hoje, em que as tecnologias de informação e comunicação possibilitam que tudo tome uma proporção maior, por alcançar mais pessoas rapidamente.
Neste artigo, além de te ajudar a entender a importância do gerenciamento de crise, temos também dicas para lidar com isso, acompanhe!
É claro que ninguém fica esperando uma crise acontecer para trabalhar, mas é importante considerar que ela pode chegar um dia e virar tudo do avesso.
Caso isso aconteça, sua equipe precisa estar preparada, e o setor mais importante neste contexto é o da comunicação.
A equipe de comunicação precisa estar alinhada com os donos do negócio antes de oferecer qualquer posicionamento sobre o que iniciou a crise.
Também é importante ter um plano de ação traçado para lidar com esse tipo de situação, por isso é interessante que, antes mesmo da crise ocorrer, esse departamento crie um manual de gestão de crises, que pode ser incorporado por toda a equipe.
Além disso, o bom relacionamento desses profissionais com a imprensa e outros contatos valiosos podem ajudar a organização.
Esses pontos são fundamentais para que sua equipe de comunicação esteja preparada para lidar com uma eventual crise de imagem na empresa.
Justamente por não sabermos como é, de onde vem e quando vai acontecer, que a crise de imagem é tão assustadora.
Mas nós temos algumas dicas que podem ajudar você a se preparar para lidar com o desconhecido da melhor forma possível:
Brastemp
A empresa Brastemp sofreu uma crise de imagem quando um consumidor, insatisfeito pela demora para realizar o conserto da sua geladeira, gravou um vídeo reclamando da marca.A publicação no Youtube gerou muita repercussão em poucos dias. A empresa se manifestou rapidamente oferecendo um pedido de desculpas publicamente, além da troca do produto e indenização para o cliente. Sua equipe mostrou estar preparada para gerenciar crises de forma efetiva.
Avianca
A empresa aérea Avianca recebeu uma denúncia de assédio sexual durante o voo em 2018, que teve grande repercussão.
Neste caso, a empresa demorou para se manifestar, o público reclamou do atraso e a Avianca demonstrou estar despreparada para gerir uma crise de imagem.
A imagem que uma organização ou líder transmite durante uma crise é tão importante quanto suas ações, portanto precisa ser planejada estrategicamente para salvar a marca e não “levá-la para o buraco” de vez.
Os profissionais de comunicação sabem, melhor do que ninguém, cuidar da imagem, e são altamente capacitados para oferecer uma comunicação efetiva em momentos de crise. Porém, essas habilidades precisam ser trabalhadas e planejadas, para oferecer transparência, rapidez e posicionamentos precisos nos momentos de dificuldade.
Investir no planejamento e treinamento dessas habilidades prepara sua equipe e garante a reputação da sua marca, e hoje em dia a reputação vale ouro!
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Benetton Comunicação
Por: Débora Leite
Fotos/Créditos: Envato
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