Embora possa parecer difícil manter uma comunicação assertiva e com boas práticas durante o home office, esses são pontos essenciais para a democratização da informação de empresas entre as equipes, visto que toda organização e fluxo de demandas, depende dessa comunicação.
Pessoalmente, lado a lado e dividindo uma rotina, essa comunicação acaba sendo muito mais eficiente durante os cafezinhos, as pautas para um papo, ou até mesmo no horário de almoço. Mas o fato de não estar trabalhando presencial não é uma desculpa para que a comunicação não exista!
E para ajudar sua empresa a melhorar a comunicação interna entre os times, selecionamos 5 ferramentas para boas práticas de comunicação interna.
Acompanhe até o final e depois escolha qual é a ideal para o seu time!
Em ambientes de trabalho, o compartilhamento de informações é essencial, afinal, é essa divisão de ideias, estratégias e visões que traçam planejamentos ricos em detalhes e diferenciais que trarão resultados finais.
Por isso, ter uma comunicação democrática, ou seja, que todos têm acesso e participam ativamente, é extremamente importante, assim como diálogos, trocas de ideias e pontos que, como seres humanos, sentimos necessidade de compartilhar com os colegas de trabalho.
De acordo com a Associação Brasileira de Comunicação Empresarial, na maior parte das empresas, a equipe de RH, ou recursos humanos, é a responsável pela comunicação interna.
Contar ou não com profissionais focados nisso não é uma desculpa para não existir uma comunicação entre os times da empresa, muito pelo contrário, em empresas que não contam com equipes focadas nisso, a responsabilidade fica por conta de todos os envolvidos, não apenas em um time.
Quando a comunicação interna de uma empresa funciona da maneira correta, alguns benefícios são visíveis a curto prazo, como:
- Agilidade na resolução de problemas;
- Prevenção de crises;
- Maior cultura de pertencimento;
- Menores chances de improdutividade no trabalho.
O Google Drive é uma das principais plataformas em nuvem, para salvar arquivos em diversos formatos.
Conta com 15 GB de armazenamento grátis, além das opções de armazenamento extra com valores acessíveis para empresas.
Um dos grandes benefícios da plataforma, é a possibilidade de mais de uma pessoa abrir o arquivo ao mesmo tempo, além de contar com funcionamento offline e ser compatível com todos os sistemas operacionais, e ainda é um dos mais seguros quando o assunto são documentos corporativos.
Outra facilidade do Google Drive, é o envio de documentos através de links compartilhados que podem ser acessados por qualquer pessoa ou apenas pessoas que foram autorizadas através do criador do documento, basta configurar de acordo com a sua necessidade.
O Yammer é uma rede social corporativa, que permite que as equipes se comuniquem e compartilhem informações entre si.
Assim como o Facebook conta com os grupos, o Yammer possui a opção de construir comunidades entre equipes, um diferencial que aproxima departamentos semelhantes, para que se comuniquem e publiquem atualizações sobre projetos que estão participando juntos.
O Operand é um software de gerenciamento de projetos, capaz de integrar pessoas aos processos da empresa de forma colaborativa.
Através dessa ferramenta, as equipes estarão sempre organizadas sobre em que pé está cada projeto, como anda a parte de cada envolvido e o gestor estará a par de cada passo que seu time dá, sem ter que ficar questionando a todo momento.
Esse software de projetos integrado conta com a separação através de tags de etapas, além de espaço para briefings, anexos, timesheet, entre outros.
A popularidade dessa plataforma de videochamadas cresceu muito durante a pandemia, o que acarretou diversas melhorias nos recursos que o Zoom oferece.
É possível participar de reuniões no Zoom tanto pelo computador, quando por dispositivos móveis, além de gravar as reuniões.
Outro ponto positivo do Zoom é a quantidade de participantes, dependendo do plano escolhido pode-se adicionar até 500 pessoas na reunião.
Sabe aquela lousa cheia de anotações coloridas, post-its, gráficos e palavras-chave que ficava no escritório? O Conceptboard é a versão digital daquela lousa!
O Conceptboard é um ambiente digital para equipes colocarem todas as anotações necessárias durante reuniões e alinhamentos, sem a preocupação com alguém apagar a lousa ou a tinta das canetas acabarem.
O RD Station uma ferramenta de automação de processos de marketing digital e vendas.
Intuitivo e prático, com ele é possível colocar em prática quase todas as ações digitais que uma empresa precisa, inclusive montar automações para o envio de comunicados internos, newsletters, envio de felicitações para aniversariantes, entre outros.
O mural de feedback não é exatamente uma ferramenta, é mais um recurso que pode ser um grande diferencial para a produtividade do seu time.
Afinal, quem não ama receber um elogio quando mandou super bem em algum projeto? Ou então, resolveu determinada situação complicada com sabedoria e paciência?
O intuito do mural do feedback é trazer para os colaboradores mais motivação e aquele ânimo de estar participando de um time que conhece seu valor.
Ah, e não é apenas para os gestores e líderes colocarem recadinhos de feedback, é para todos participarem elogiando os colegas, ein!
Já o mural de sugestões funciona muito bem para colaboradores com ideias, mas medo ou receio de passar para seus superiores por insegurança ou qualquer outra razão, então a ideia deste recurso é que ele seja anônimo.
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Por: Laís Amorim
Foto: Envato
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