postagem de 28 de Fevereiro de 2020

A ilusão de ótica chegou na publicidade

A ilusão de ótica chegou na publicidade
Grandes marcas como Coca-Cola, Ray-Ban e McDonald's têm usado a técnica para chamar atenção

Nem tudo é o que parece e quem já ficou olhando para uma imagem por um longo tempo tentando entendê-la sabe bem disso. Isso se chama ilusão de ótica e algumas delas são famosas, como por exemplo, a figura da velha e da moça em que algumas pessoas enxergam uma senhora idosa e outros vêem uma jovem. Já os mais treinados, conseguem ver as duas.

Existem também outros clássicos, como pinturas no chão que parecem penhascos, ou imagens que parecem estar se movendo. Com o passar do tempo, sempre surgem novas ideias e novos truques. A novidade dessa vez é que tais métodos vêm sendo aplicados em propagandas e campanhas publicitárias. É um novo jeito que os publicitários encontraram para chamar atenção.

Veja alguns exemplos de como a publicidade tem utilizado este truque

Uma das campanhas que ficou mais conhecida por utilizar a técnica de ilusão de ótica foi a da queridinha dos óculos de sol: Ray-Ban. A marca fez uma parceria com o canal Brussup no Youtube, famosos por fazerem vídeos com ilusão de ótica.

O resultado foi um vídeo com ilusões utilizando a técnica anamórfica, que é feita a partir de objetos e imagens com a perspectiva distorcida, mas que na verdade parecem estar normais olhando de um determinado ângulo.

Olha só:


Outra propaganda que também chamou atenção foi a do novo modelo do carro da Honda, o CRV 16V.

O trabalho foi feito sem computação gráfica, utilizando apenas câmeras em determinados ângulos e pinturas no chão. São sete cenas diferentes, que dão a impressão de que o carro está passando por cima de obstáculos, por exemplo.


Os melhores exemplos de ilusão de ótica de 2020

O carnaval passou e isso quer dizer que o ano começou oficialmente. Apesar de ainda estarmos no começo, já tivemos algumas ações publicitárias que utilizaram ilusão de ótica e com certeza serão memoráveis para os publicitários, mas também (e principalmente) por quem foi impactada por elas.

A primeira foi da marca de sanduíches mais amada do mundo: McDonald's. Para o Valentine's Day, algo como o Dia dos Namorados comemorado na gringa no dia 14 de fevereiro, o restaurante da Tailândia chamou atenção com anúncios criativos.


Os cartazes mostravam pessoas próximas do que pareciam ser seus amantes, chegando a se inclinar para um beijo. Ao olhar as peças por alguns minutos, é fácil perceber que as pessoas mal iluminadas, na verdade, são sanduíches. A aparência do hambúrguer é estrategicamente colocada como um perfil, com nariz, boca e queixo.

O anúncio ainda é enfatizado com o slogan do próprio McDonald's: “I'm loving it” (o nosso “Amo muito tudo isso”).


A segunda campanha que merece uma atenção e reconhecimento especial, foi a da Coca-Cola. A marca usou uma ideia semelhante de ilusão de ótica, para fazer com que as pessoas “sentissem” a garrafa, mesmo sem vê-la oficialmente.

A criação da garrafa invisível foi possível basicamente por conta de duas frases. A primeira e que mais chama atenção é o logotipo da empresa com uma curva. A segunda é a frase “Feel it” posicionada estrategicamente na altura do gargalo do que seria uma garrafa.


A distância dessas duas frases e a paleta de cores oficial da marca (com vermelho e branco), reforçam o sentimento de ver uma garrafa, mesmo que ela não esteja ali.

É isso que amamos no mundo da comunicação: as possibilidades infinitas!

Por aqui, ficamos muito inspirados e ansiosos para os próximos jobs! E aí? ;)


Benetton Comunicação

Por: Gabriele Fernandez

Fotos/ Créditos: Divulgação

O material poderá ser reproduzido, desde que citado fonte.


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