Sabe aqueles anúncios do Youtube em que é preciso esperar cinco segundos para pular? Aqueles que bate até um desespero porque parece que os segundos se transformam em anos? Quem está acostumado a consumir conteúdos na plataforma está bem acostumado a se deparar com essas propagandas, mas não está acostumado com anúncios que mais parecem um curta-metragem da Disney... ou pelo menos não estavam.
No dia do lançamento, o Bradesco foi parar nos assuntos mais comentados do Twitter e dois dias depois, o vídeo ultrapassou 35 milhões de visualizações no Youtube. Ao rolar pelos comentários é fácil encontrar alguns do tipo “Temos mania de pular os anúncios, mas esse me chamou atenção desde o começo”, ou então, “Meu filho com síndrome de Down se reconheceu na propaganda! Foi emocionante, impossível não chorar!”.
A campanha de final de ano da marca para esse ano é uma continuação de uma fábula apresentada pela primeira vez em 2018. Criada pela Publicis e produzida pela Zombie Studios, a animação traz o mote “Em 2020 brilhe do seu jeito”, e dá continuidade ao discurso de inclusão e diversidade promovida pelo Bradesco nos últimos tempos.
Já imaginou como é ser um vagalume? Agora, imagine como é ser um vagalume que não acende. O curta-metragem conta a história de Luna, uma vagalume que fica triste por não conseguir brilhar. No meio do caminho ela conhece Vitinho, um garoto com síndrome de Down que a ajuda a salvar um grupo de vaga-lumes que foram capturados.
A trilha sonora emocionante do comercial também ajuda o telespectador a não apertar o botão de “Pular Anúncio”. A música escolhida foi Hero, da cantora estadunidense Mariah Carey e é interpretada pela cantora brasileira RÁAE, com arranjo da Satélite Audio. O curta tem três minutos de duração e foi lançado simultaneamente nos canais da Globosat, RedeTV, SBT, Record, Band e YouTube. Para dar vida ao Vitinho, a criadora consultou médicos do Centro de Estudos e Pesquisas Clínicas de São Paulo (CEPEC - SP) e pais de crianças com síndrome de Down. Esse processo ajudou a trazer à vida características físicas, emocionais, reações e movimentos que deixaram o desenho mais autêntico possível. Tudo isso fez com que o tema fosse tratado com muito cuidado e respeito, trazendo uma abordagem sensível e realista.
Essa - a campanha de Natal - é uma das várias outras focadas em gerar reflexão sobre raça, gênero, sexualidade e deficiência. Outras iniciativas são o Bradesco Women, encontro de líderes femininas para discutir o papel da mulher na sociedade, e o projeto Bravoz, lançado no Dia da Consciência Negra. As ações reforçam o movimento #AliadosPeloRespeito, que promovem reflexões e mostram que a marca encontrou uma forma de se conectar com as pessoas de forma genuína.
Se você já entendeu que banco é muito mais do que banco hoje em dia, sim, você está certo. Ainda bem. :)
Benetton Comunicação
Por: Gabriele Fernandez
Fotos/ Créditos: Divulgação
O material poderá ser reproduzido, desde que citado fonte.