A popularização das redes sociais acarretou inevitavelmente no surgimento dos influenciadores digitais, que começaram a conquistar seu espaço dentro do mercado de trabalho gradualmente. O que antes era visto como um tipo de hobby em meados de 2010, agora, quase 15 anos depois, já é encarado como uma profissão capaz de transformar jovens youtubers, blogueiras e instagrammers em referências do marketing de influência.
De forma geral, o digital influencer trabalha com a apresentação de conteúdo para um público específico, que reconhece e admira sua autoridade sobre determinado assunto, seja no ramo da moda, do humor, do cinema, das finanças ou até mesmo sobre o próprio marketing - na era da tecnologia em que estamos, as possibilidades são praticamente infinitas.
Deu aquela vontade de saber mais sobre o assunto e entender qual a relação dele com o seu negócio? Então se liga nos tópicos que listamos abaixo e aproveite a leitura!
É bastante comum que ambos os termos sejam usados como sinônimos, mas na verdade, não é sempre assim que a banda toca. Um produtor de conteúdo é o profissional responsável por pesquisar, estudar e encontrar as palavras certas para, literalmente, gerar um conteúdo que seja informativo e cativante para o público que deseja atingir. Aqui na Benetton, por exemplo, temos uma equipe de Social Media voltada especificamente para isso, sempre focada em conquistar o público dos nossos clientes.
O influencer, por outro lado, é a figura pública que divulga esse conteúdo nas mídias para milhares de pessoas, dependendo da quantidade de seguidores que possui em suas redes sociais ou nas da marca que representa. Em alguns casos, principalmente no começo da carreira profissional, o influenciador pode ser seu próprio produtor de conteúdo.
Essa estratégia de marketing digital trata-se de uma das formas mais orgânicas para gerar engajamento com os seguidores de uma marca ou pessoa. Pesquisas feitas pela plataforma RD Station indicam que 75% dos consumidores procuram por avaliações e depoimentos antes de fazer uma compra. Isso acontece porque os seres humanos estão mais dispostos a investir em um tipo de serviço ou produto que já tenha sido aprovado por alguma figura familiar, alguém que seja de confiança.
Nesse momento é que entra o importante papel dos influenciadores. Aliados a uma equipe de marketing de qualidade, os influencers são capazes de construir pontes de interação direta com o público-alvo, priorizando seus interesses, tipo de linguagem, tom de voz e as tendências do momento. Esses fatores podem, além de reter os clientes já existentes, adquirir novos leads de forma a gerar mais valor e confiança para o seu empreendimento.
Essa técnica vem sendo amplamente utilizada pelas grandes empresas, que recentemente passaram a incorporar algumas celebridades em seus times de performance. Juliette, campeã do BBB 21, foi anunciada como a nova head de inovação da empresa de eletrodomésticos Mondial. Outro case de sucesso bem semelhante aconteceu no ano passado, quando o banco digital Nubank convidou a cantora Anitta para fazer parte de seu conselho administrativo.
Vale a pena o investimento?
Aplicar o marketing de influência na estratégia da sua empresa pode ajudar a conduzir os seus clientes por todas as etapas da jornada de compra, além de promover:
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Benetton Comunicação
Por: Mariana Romeira
Fotos/Créditos: Envato
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