Quando falamos em promover acessibilidade digital quem você imagina que é o público destinado? Você realmente sabe quem está envolvido quando falamos de acessibilidade?
No primeiro momento você pode até pensar que este tipo de acesso é destinado apenas às pessoas portadoras de deficiência. Mas não, não é isso! Acessibilidade digital não é feita apenas para pessoas com deficiência.
Acessibilidade digital é sobre fornecer acesso para qualquer pessoa, independente da sua capacidade, idade ou deficiência!
Existem vários tipos de deficiências, entre elas as permanentes, temporárias e as situacionais e, segundo a Microsoft Design, em algum momento da vida, todos nós podemos nos deparar com vários tipos de deficiência que requerem acessibilidade ao usuário, como por exemplo:
Deficiências no toque
Deficiências na visão
Deficiências na audição
Deficiências na fala
Como promover a acessibilidade digital?
Como já percebemos, a acessibilidade e inclusão vão muito além do que construir rampas e calçadas, ou colocar legendas e narração em vídeos.
Atualmente, vivemos na era das transformações digitais, que junto das inovações tecnológicas trouxeram outra demanda: a necessidade de oferecer acessibilidade no meio digital.
Afinal, hoje a internet está relacionada ao trabalho, facilidades, localização, informação, educação entre outros aspectos da vida em sociedade. São poucas as coisas que podemos fazer sem estar online. Então o que acontece com quem não tem acesso à internet e outras tecnologias?
Segundo o Hald Talk, empresa especializada em plugins e aplicativos de tradução de Libras, “entender a importância da acessibilidade digital em todos os âmbitos da nossa vida é compreender que, assim como um cadeirante precisa de um elevador em um prédio com escadas, os surdos precisam de acessibilidade em Língua de Sinais para navegar nos sites”.
E é este pensamento que deve se perpetuar para as pessoas com deficiência física, intelectual, visual, - entre outras já mencionadas neste artigo -, que também precisam de acessibilidade digital para usufruir da internet.
Para que fique tudo bem claro, trouxemos três razões para você pensar na acessibilidade digital como uma obrigação social para com o próximo. Acompanhe!
1º Empatia
Quando falamos de uma internet mais acessível estamos falando sobre empatia. Imagine como seria se você não pudesse estar presente nas suas mídias digitais favoritas?
2º Comunicar a todos
Possivelmente a sua empresa ou o seu blog hoje não conseguem comunicar para as pessoas surdas, cegas ou com dislexia severa, por exemplo. Segundo o IBGE (2010), 25% da população brasileira possui algum tipo de deficiência. Então não apostar na acessibilidade digital é desperdiçar uma oportunidade enorme.
3º Falar com quem ninguém fala!
No Brasil, pouquíssimos sites são acessíveis, isso faz com que as poucas organizações que se preocupam com a inclusão e investem em acessibilidade digital saiam na frente da maioria. Elas têm as portas abertas para mais de 45 milhões de brasileiros com deficiência, um público enorme, com o qual quase ninguém se comunica.
Fonte: Blog Hand Talk.
Agora que sabemos sobre quais possíveis deficiências estamos falando, temos maior compreensão de que, parte do desafio em prover acessibilidade, seja no seu site, blog ou redes sociais, diz respeito à criação de conteúdos que estejam de acordo com as diretrizes que o tornam acessíveis.
Então o que você está esperando para tornar seu site um ambiente inclusivo?
Leia também:
- Acessibilidade digital: o que é?
- Por que a acessibilidade digital é um ato de empatia?
- O surgimento da acessibilidade digital
- Acessibilidade digital e a transformação digital: qual é a relação?
Benetton Comunicação
Por: Jacqueline Fernandes
Fotos/Créditos: Divulgação
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