postagem de 08 de Dezembro de 2020

Acessibilidade digital em empresas: como começar?

Acessibilidade digital em empresas: como começar?
Descubra como produzir conteúdos acessíveis para o seu negócio

Estamos vivendo um momento que acelerou um fenômeno que já vinha se aproximando, mas que veio ainda mais depressa por conta da pandemia e da necessidade de ter a tecnologia ainda mais próxima de nós: a transformação digital.

A transformação digital acelerada trouxe uma grande mudança na maneira de nos comunicar, consumir conteúdos, trabalhar, estudar e, até mesmo, no modo de nos conectarmos com as marcas.

E, com tantas mudanças, consequentemente, o comportamento do consumidor moderno também mudou na hora de escolher qual a marca e produto ele irá consumir.

Entre as diversas vertentes analisadas pelo consumidor para a escolha da marca, uma delas é se ela está pronta para se comunicar com ele, independente de qual seja a sua situação. E é aí que entra a acessibilidade digital!

A acessibilidade digital é para que todos possam ter a oportunidade, segurança e autonomia de navegarem em um site, aplicativo, mídias sociais, ou até mesmo ler um e-mail marketing sem encontrarem dificuldades ou se sentirem excluídos.

Inclusive, você sabia que existe uma lei a favor da acessibilidade digital? Ela entrou em vigor em janeiro de 2016, para garantir que a informação chegue a todos.

A Lei Brasileira de Inclusão é destinada a assegurar e promover, em condições de igualdade, o exercício dos direitos e das liberdades fundamentais para a pessoa com deficiência, visando sua inclusão social.

Essa lei aborda diversas vertentes da acessibilidade, desde a maneira dos órgãos públicos e privados se relacionarem com pessoas que contam com algum tipo de deficiência, até os pontos voltados para a tecnologia, como a obrigatoriedade dos sites e plataformas contarem com recursos acessíveis.

O descumprimento da obrigação de tornar plataformas acessíveis pode levar as empresas a sofrerem penalidades perante à lei, como multas e outros problemas judiciais.

Já estamos falando sobre a acessibilidade digital há algum tempo por aqui e, provavelmente, você está acompanhando. No nosso blog já falamos sobre o que ela é exatamente, o que faz dela um ato de empatia, como ela surgiu, para quem ela é, se é apenas para o digital e por quais motivos sua marca e site devem ser acessíveis.

De teoria estamos cheios, mas e agora, como colocar a mão na massa e começar a produzir conteúdos e comunicações acessíveis? Acompanhe nosso artigo até o final e descubra!

Como produzir conteúdos acessíveis?

Prever acessibilidade para pessoas com deficiência, seja ela qual for, é um desafio complexo, mas não impossível de ser feito.

As funcionalidades e as boas práticas devem ser previstas ainda na fase do planejamento, quando os detalhes do seu site ou plataforma estão sendo desenvolvidos.

E como o número de maneiras de tornar um site acessível não é pequeno, pessoas do mundo todo se uniram para compilar dicas e criar a WCAG (Web Content Accessibility Guidelines), que são algumas das diversas recomendações de acessibilidade para conteúdo da web, tornando o conteúdo acessível para todas as pessoas.

As orientações foram desenvolvidas pelo consórcio W3C (World Wide Web), incluindo conteúdo para site, vídeos, podcasts, redes sociais, infográficos, entre outros.

Algumas das principais orientações são:

Linguagem: escreva um conteúdo que seja compreensível por pessoas de todos os níveis, desde o fundamental até o nível superior, ou se a informação for técnica, sempre forneça mais detalhes.

Estruturação de texto: escreva textos com estrutura simples. Opte por frases e parágrafos curtos e na ordem direta. Um recurso interessante é dividir o conteúdo em blocos, alterando parágrafos com frases simples e informações organizadas em marcadores ou listas.

Figuras de linguagem: sempre que possível evite usar figuras de linguagem, pessoas com deficiência cognitiva, podem não entender o significado.

Transcrições: os conteúdos produzidos em formato de áudio, vídeo, imagem, infográfico ou tabela devem ser acompanhados da transcrição em texto. Os conteúdos em vídeo devem ter audiodescrição, legenda e Libras (avatar digital ou intérprete humano).

Botões: em textos para site, hotsite ou landing page, evite usar expressões como “saiba mais” ou “clique aqui”.

Este é o início de uma jornada que busca falar cada vez com mais pessoas, trazendo a inclusão, empatia e democratização à tona. O momento em que vivemos pede por essa empatia e esse pensamento ao próximo, portanto, marcas e empresas precisam caminhar juntas com todas as mudanças que estão acontecendo, a fim de compreenderem a importância de estarem alinhados aos passos de seus consumidores e de toda a sociedade.

O primeiro passo para começar a pensar em conteúdos acessíveis, é compreender que a empatia deve falar mais alto todas as vezes. Juntos podemos produzir conteúdos acessíveis e estratégicos, vem conosco nessa caminhada?

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Por: Laís Amorim

Fotos/Créditos: Envato

O material poderá ser reproduzido, desde que citado a fonte


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