A acessibilidade ganhou visibilidade, inicialmente, através das ações de movimentos sociais que lutavam pela inclusão de pessoas reabilitadas no ambiente urbano.
Essa luta colocou a sociedade para pensar em ambientes inclusivos, que atendessem a todos, independentemente de suas deficiências.
Com o avanço tecnológico vivenciado pela sociedade nas últimas décadas e, consequentemente, a democratização da internet e ferramentas tecnológicas para acessar o espaço digital, os internautas obtiveram um espaço de fala, independente das mídias tradicionais, como o rádio e a televisão.
O espaço de fala na web fez com que as lutas das minorias fossem expostas. A ideia de acessibilidade, foi ainda mais discutida, e surgiu outra demanda: a acessibilidade no ambiente digital.
Mas, antes de pensar neste meio acessível, é preciso entender o que é um ambiente inclusivo e qual a sua importância para a sociedade.
Um ambiente inclusivo é essencial para que todas as pessoas se sintam acolhidas e contempladas, independente das suas deficiências, dificuldades de assimilação ou ideais.
Quando falamos de ambiente inclusivo, no trabalho, por exemplo, existem características que não podem faltar, como:
Essas características compõem um ambiente acessível para todos, de forma que as pessoas possam se sentir bem, motivadas e protegidas.
Mas ainda há algumas demandas no espaço urbano que precisam ser pensadas para atender todas as pessoas, por exemplo:
Essas projeções no espaço arquitetônico também tornam o ambiente inclusivo para a população, e são necessárias para que todos possam exercer a cidadania de forma funcional e igualitária.
A acessibilidade de comunicação, locomoção e interação ocorre em vários níveis, e para alcançá-la basta pensar em soluções amplas, que também atenda as minorias também.
Partindo da ideia de ambiente inclusivo, fica mais fácil compreender o que é a acessibilidade no meio digital e qual sua importância.
Quando a internet se popularizou e as pessoas passaram a interagir na web, além de propagar a necessidade de acessibilidade, entenderam que este novo meio de interação também precisava ser inclusivo.
Por isso alguns conceitos de acessibilidade digital foram colocados em pauta, considerando necessidades de todas as pessoas, sejam elas permanentes ou situacionais.
A inclusão na web tem como objetivo proporcionar que qualquer pessoa, independente da sua deficiência ou dificuldade de compreensão, permanente ou temporária, possa assimilar os conteúdos.
Construir um ambiente inclusivo é um ato de empatia e solidariedade, para que todas as pessoas tenham as mesmas oportunidades e qualidade de vida.
Além disso, ambientes inclusivos promovem diversidade e igualdade.
A acessibilidade é necessária em todos os ambientes, e não apenas no digital. Inclusive, ela surgiu pelas demandas urbanas, e hoje é compreendida como necessária em diversos âmbitos, para proporcionar inclusão emocional, física e digital.
Esperamos que essa ideia continue sendo difundida, e que a sociedade consiga estabelecer ambientes inclusivos para todos, de forma empática e solidária!
Inscreva-se na nossa newsletter e fique de olho nas nossas redes sociais, sempre temos novidades por lá.
Leia também:
- Acessibilidade digital: o que é?
- Por que a acessibilidade digital é um ato de empatia?
- O surgimento da acessibilidade digital
- Acessibilidade digital é para quem?
Benetton Comunicação
Por: Débora Leite
Fotos/Créditos: Envato
O material poderá ser reproduzido, desde que citado a fonte.