postagem de 11 de Maio de 2016

AfroReggae e Artplan criam Dicionário de Gêneros e debatem a binariedade

AfroReggae e Artplan criam Dicionário de Gêneros e debatem a binariedade
Por que ser tão binário quando o assunto é identidade de gênero? Se você ainda acha que só existem homens e mulheres no mundo... confira a matéria!

Como bem sabemos, ainda que hoje haja mais abertura para falar sobre o assunto, as pessoas que não se enquadram num estereótipo social sofrem com a exclusão e com o preconceito da sociedade - sendo, muitas vezes, invisibilizadas.

Pensando nisso, o AfroReggae e a Artplan criaram um Dicionário de Gêneros que permite que as pessoas se manifestem livremente e digam qual é a visão delas sobre determinado gênero. O objetivo é reunir todas essas interpretações e, a partir delas, criar novos verbetes que representem a diversidade também na língua portuguesa. Com o conceito ?Só Quem Sente Pode Definir?, o site conta com espaço didático que explica a diferença entre "orientação sexual", "sexo" ou "identidade de gênero" e permite que qualquer pessoa se expresse e compartilhe isso com os amigos.

Como a língua portuguesa é extremamente binária, ou seja, só entende como gênero o masculino e feminino, todos os textos da campanha se atentam para a utilização da letra "e" como marcador de gênero das palavras.

Para chegar nisso, inicialmente eles consultaram diversas pessoas que se identificam nos mais de 60 gêneros encontrados pelas pesquisas. Depois, alguns representantes desses gêneros, incluindo a famosa cartunista Laerte Coutinho, foram convidados para participar de um vídeo depoimento com as interpretações de cada um sobre a própria identidade, o qual você confere abaixo:


ei, você do celular

nos diga seu e-mail e fique sabendo tudo que rolou na semana!
somos resultados, estratégia, gestão, design e ux.

aliás, desejamos que sua experiência no site laranja seja inspiradora! ;)

Benetton Comunicação
Política de
privacidade