postagem de 29 de Novembro de 2019

Alexa responsiva: novo recurso permite que a assistente virtual responda em modos de intensidade

Alexa responsiva: novo recurso permite que a assistente virtual responda em modos de intensidade
Recurso visa humanizar a maneira que a assistente virtual da Amazon interage

Após o anúncio sobre o projeto de aperfeiçoar Alexa, a assistente virtual da Amazon, agora a companhia quer deixar o programa o mais humano possível.

Para isso, foi anunciado essa semana a nova habilidade da Alexa: responder os usuários em tom de felicidade a decepção.

Pois é, nem as inteligentes artificiais estão imunes a decepções.

Amazon classificou a novidade como Neural Text-to-Speech (Conversão de texto em fala neural) e, de acordo com os testes realizados e divulgados pela empresa, essa possibilidade responsiva aumentou a satisfação dos clientes em 30%.

O que é a Alexa?

Em palavras claras, a Alexa é uma assistente virtual/ inteligência artificial que, aliada a um alto-falante, é quase uma ajudante nas tarefas diárias.

Alexa faz coisas básicas como ligações, compras online, fala sobre notícias, filmes, dentre outras coisas, até coisas mais completas, como controlar os comandos de dentro de casa, acendendo luzes, abrindo portas e controlar eletrônicos.

Seus comandos são semelhantes aos usados com a Siri (iOS) e Assistente Google (Android), com bom dia, me acorde às 7h, conte uma piada.

Curiosidade: se você pedir para a Alexa te contar uma piada, ela contará alguma que faça sentido no país em que está inserida, seu banco de dados é abastecido com informações nacionais e internacionais.


A Alexa responsiva

Tanto no modo felicidade ou decepção, existem 3 níveis de intensidade que possibilita a aplicação da inteligência da maneira que preferirem.

Confira os dois novos modos:



Além do recurso de expressões de emoções na voz, a Amazon desenvolveu também um modo para os Estados Unidos e Austrália que permite que Alexa leia as notícias em tom de âncora de jornal.

Pois é, William Bonner perderia a vez aqui no Brasil.



A proposta dessa opção é mais um aperfeiçoamento para possibilitar que a voz de Alexa soe de maneira mais fluida, deixando de lado pontos característicos de uma inteligência artificial, e ganhe entonação de voz humana, entoando melhor determinados pontos da frase.


Alexa no Brasil

No Brasil, a assistente de voz da Amazon chegou em outubro falando português e em dois modelos de alto-falantes: Echo dot e o Echo Show 5.

O Brasil foi o 15º país no mundo a receber a Alexa e no início deste mês uma terceira opção chegou por aqui, a Amazon Echo.

Confira uma breve comparação dos modelos:

- Echo Dot: é o menor alto-falante, redondo, compacto e compatível com a tecnologia Bluetooth. Cores: preto, cinza e branco.

- Echo: um pouco maior que o dot, funciona de maneira parecida ao anterior, mas possui um alto-falante mais potente. Cores: preto, cinza e branco.

- Echo Show 5: com tela de 5,5 polegadas, não se resume apenas em voz, mas também em vídeos e realiza tarefas como pedir um Uber ou até mesmo fazer um pedido no iFood.


Para Michele Butti e Ricardo Garrido, diretores internacionais e nacionais da Alexa, adequar a voz da assistente para o nosso português, foi um desafio.

Isso porque a língua portuguesa, além de ter suas nuances, também tem sotaques e suas piadinhas internas, como o nosso famoso Toca Raul!


"A gente quer que ela funcione como um amigo. Por isso, optamos pela Alexa usar uma linguagem informal com os brasileiros. Diferente do Japão, em que ela é mais formal. A gente montou um time com pessoas brasileiras para encontrar as referências brasileiras. "Se você falar 'toca Raul', ela vai tocar músicas do Raul [Seixas]", explicou o diretor internacional, Ricardo Garrido.


Benetton Comunicação

Por: Laís Amorim

Fotos/ Créditos: Divulgação

ei, você do celular

nos diga seu e-mail e fique sabendo tudo que rolou na semana!
somos resultados, estratégia, gestão, design e ux.

aliás, desejamos que sua experiência no site laranja seja inspiradora! ;)

Benetton Comunicação
Política de
privacidade