Há alguns anos, o Google armazena nossos históricos de busca em bancos de dados para, nas palavras da empresa, ajudar a melhorar a experiência do usuário. Porém, esse armazenamento gera um sentimento de privacidade invadida por parte de alguns usuários, que se sentem invadidos por conta do registro dessas informações. Aí surge possibilidade de apagar o histórico, mas com um adendo: ele é deletado apenas da sua conta, continuando salvo nos servidores do Google.
Agora, a empresa anunciou que o usuário poderá rever e deletar o histórico armazenado no próprio Google. Antes ocultados nas configurações do Chrome, a empresa decidiu tornar o ato de deletar o registro mais rápido e acessível. Em época de privacidade e segurança norteando boa parte dos debates na internet, a medida parece vir para manter uma imagem positiva do Google perante seus usuários.
Por enquanto, as atualizações nas configurações foram feitas para computadores, mas em breve as novidades chegarão ao IOS e Android. A empresa também pretende expandir essas novidades para usuários de outros serviços, como Google Maps.
As atualizações e novidades foram apresentadas por meio de um vídeo, que você confere abaixo. A animação de um minutinho e legendada, mostra como a empresa utiliza as informações que coleta de seus usuários e por que elas são importantes para o Google.
Fonte: B9