Além das soft, hard e real skills apresentadas neste blog aqui, o Time Laranja também separou outras 10 novas habilidades essenciais para todo e qualquer profissional do Marketing obter sucesso no desenvolvimento da carreira. Confira todas na lista abaixo:
Essa característica precisa ser considerada em primeiro lugar, já que todas as outras surgem a partir dela. É necessário entender que para ser capaz de acompanhar todas as mudanças e atualizações que ocorrem no mundo do Marketing Digital, você precisa ter paixão pelos estudos e muita sede de conhecimento.
Com os atuais avanços da internet e das redes sociais, é muito fácil ficar perdido no tempo e no meio de tantas informações. Por isso a importância de reservar um tempinho da sua agenda para se profissionalizar, ler blogs e newsletters, e todos os conteúdos que possam te atualizar sobre as novas práticas do mercado.
2 - Domínio das ferramentas de pesquisa
Ter conhecimento sobre a gestão das ferramentas de busca, como o Google por exemplo, é uma hard skill necessária para melhorar seu trabalho. Por meio do benchmarking e de estratégias de SEO, sua empresa adquire mais conhecimento sobre o mercado em que atua, identificando novas oportunidades e pontos de melhoria. Além disso, você como profissional, fica mais preparado para concentrar seus esforços na otimização de processos e assim consegue destacar sua marca em relação à concorrência.
O universo do marketing está sempre acompanhando as atualizações das redes sociais e oferecendo cada vez mais soluções digitais. Para ser capaz de elaborar estratégias que façam sentido e tragam resultados dentro deste contexto, é super importante que você esteja familiarizado com as diversas interações e possibilidades que a internet proporciona.
Mergulhe dentro das redes sociais, entenda o funcionamento dos algoritmos de cada uma delas e use essas informações a seu favor, sempre focando no diálogo com seu público-alvo.
Essa skill está bastante relacionada à habilidade anterior, já que não adianta estar presente em todas as redes sociais, sem utilizar seu pensamento crítico para focar nas principais, certo? Graças à avalanche de informações que recebemos todos os dias, a capacidade de filtrar dados relevantes para a tomada de decisões práticas e estratégicas é uma das competências mais esperadas nos profissionais de marketing da atualidade.
Por isso, é muito importante que você desenvolva sua capacidade de análise e pensamento crítico, através da elaboração de alternativas que possam solucionar qualquer adversidade dentro do cotidiano do seu trabalho.
Para que o seu trabalho em equipe funcione de forma efetiva, todas as ações a serem tomadas precisam estar personalizadas de acordo com a necessidade do público-alvo. Você irá exercitar suas habilidades de empatia e comunicação diariamente, seja em reuniões de alinhamento ou até mesmo durante a execução de projetos. Além da conexão com seus consumidores, você também vai precisar desenvolver um bom relacionamento em equipe, principalmente se sua empresa for como a Benetton e optar pelo modelo de trabalho em squads.
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Trabalhar com marketing e ser desorganizado são duas coisas que não podem ficar dentro da mesma frase. Afinal, para administrar e acompanhar as demandas que vão surgindo em pauta, você precisa organizar seu tempo, seu espaço criativo e sua produtividade.
#Ficaadica: use softwares de armazenamento de dados, que seja de livre acesso para todos os colaboradores centralizando os projetos e ações em um único espaço. Dessa forma, a ferramenta se mantém atualizada, otimizando seu tempo e organizando tudo de uma maneira muito prática.
É importante contar com essa habilidade para compreender que nem sempre seus planos vão dar certo. Talvez você receba um feedback negativo ou precise resolver alguma adversidade com clientes, por exemplo.
Em situações estressantes como essas, é importante manter o foco, não perder a calma e filtrar as informações pertinentes para aprender com seus próprios erros.
Portanto, quando alguma situação sai de controle, exercite sua IE para evitar que suas emoções prejudiquem sua produção e o seu ambiente de trabalho.
Tome cuidado para não confundir essa competência com tagarelice! O ideal é que você seja capaz de expressar suas ideias de forma clara e objetiva, sem prolongar demais os assuntos, para evitar confundir seus colegas ou consumir mais tempo que o necessário.
Exercite sua empatia ao se colocar no lugar do ouvinte, tente entender o que ele realmente precisa e quais informações são relevantes de serem abordadas. É possível desenvolver ainda mais essa habilidade por meio da leitura, prática e conhecimento.
Defina seus objetivos a curto, médio e longo prazo (como o lançamento de um produto ou o aumento nas vendas, por exemplo), e faça um planejamento estratégico, considerando o tempo real que você irá levar para atingi-los. Dessa forma, você consegue entender mais a fundo sobre o funcionamento do seu negócio e cria a capacidade de escolher quais são os melhores canais de comunicação para atingir sua persona.
É fato que para desenvolver uma campanha de sucesso, você precisa conhecer a fundo quais são os nichos de mercado, as dores e perspectivas dos seus clientes. A Benetton, por exemplo, tem um vasto know how no segmento de Comércio Exterior e está sempre pesquisando novas formas de aplicar estratégias que gerem mais resultados dentro deste segmento.
Por isso, se você procura por uma equipe altamente capacitada, perspicaz e adaptável, entre em contato conosco. Nosso time está em constante processo de atualização nas tendências de mercado para priorizar o seu sucesso.
Benetton Comunicação
Por: Mariana Romeira
Fotos/Créditos: Envato
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