Durante o festival, a economia circular foi amplamente discutida.
A economia circular nada mais é do que um conceito estratégico que tem foco na redução, reutilização, recuperação e reciclagem de materiais e energia.
Ações como desenvolvimento de novos materiais industriais, resgate de embalagens retornáveis e, principalmente, o diálogo entre empresas e o poder público, são apontados como potenciais soluções para o desperdício de recursos e o descarte indevido de resíduos na cadeia industrial.
No festival, representantes de empresas como Ambev e Coca-Cola, assim como especialistas em políticas sustentáveis, falaram do desafio de escalar estas práticas no Brasil e no mundo.
Em muitos casos, ações de sustentabilidade nas empresas começam pela reciclagem e pelo manejo do lixo, seja ele industrial ou do consumidor final. A Coca-Cola e a Ambev, por exemplo, há dois anos criaram a iniciativa Reciclar Pelo Brasil, que hoje conta outros dez parceiros, como Vigor e Nestlé. A ação oferece apoio a mais de 160 cooperativas de catadores de material reciclável no país.
“Inovação não é sempre sobre tecnologia, mas sobre romper barreiras culturais entre empresas. Elas continuarão sendo concorrentes e competindo entre si, mas quando o tema é reciclagem e sustentabilidade, não vale a pena competir”, comentou Thais Vojvodic, gerente de sustentabilidade da Coca-Cola Brasil, durante o Path.
No Brasil é estimado que cerca de 95% do lixo reciclável passe pelas mãos dos catadores e cooperativas, e que apenas 5% passem por órgãos oficiais e iniciativas municipais.
Fonte: Meio & Mensagem