Todos os anos, marcas e empresas usam o Dia Internacional da Mulher para lançar campanhas diferenciadas. Nesse último ano, vimos algumas ações focadas principalmente no empoderamento feminino.
Por isso, separamos as três melhores que mostram que existem muitos publicitários fazendo coisas legais e inspiradoras por aí, olha só:
A partir de agora, a Hering irá substituir o termo “tomara que caia” por “blusa sem alça” em toda sua comunicação, incluindo para o lançamento de novas coleções. A marca também já fez o lançamento da #BlusaSemAlça, que inclui peças que vão além de blusas, mas também macacões e vestidos.
Os modelos foram criados exclusivamente para a ação e já está à venda. Todo o lucro será revertido para o Programa Bem Querer Mulher, criado com apoio da ONU Mulheres para combater a violência contra mulher.
Essa primeira ação faz parte do movimento Liberdade é básico, lançado pela marca com o objetivo de levantar discussões sobre o feminismo. Durante o ano, terão diversas outras ações que irão envolver inclusive influenciadores.
Nas plataformas digitais, a Hering programa um conteúdo especial, focado no empoderamento e também incentivando o público a romper com expressões sexistas do dia a dia.
A ação a Hershey's para o Dia Internacional da Mulher usou criatividade e empoderamento feminino até no nome. Intitulada de “HerShe” (pronomes em inglês de Dela e Ela), a ação traz nas embalagens do chocolate ao leite (o mais tradicional), a divulgação de trabalhos de musicistas, cantoras, ilustradoras, escritoras e muito mais.
Foram feitas mais de 30 mil barras de chocolate com o tema e todas foram a venda em lojas selecionadas. Além das embalagens, a empresa também irá divulgar os trabalhos das artistas em suas redes sociais e canais digitais.
A campanha da FreeCô para o Dia Internacional da Mulher serviu para chamar a atenção sobre o machismo.
A marca selecionou tweets machistas e imprimiu em rolos de papel higiênico. Para a campanha, intitulada de #LimpandoPreconceito, a empresa escolheu bares da capital paulista para distribuir os rolos de papel higiênico e também deixar nos banheiros.
A estratégia também prevê a produção de um pequeno vídeo para as redes sociais, que contará com homens e mulheres falando sobre preconceito.
O Dia Internacional da Mulher é marcado por muita luta e poucos motivos para comemorar. Por isso, ver ações como essa mostram que as empresas entenderam que apenas uma rosa e um cartão de “Feliz Dia da Mulher” não são suficientes.
Nós queremos emprego, educação, respeito e igualdade. Falamos em “nós” porque aqui na Benetton temos orgulho em dizer que somos maioria e por isso, continuaremos lutando por uma comunicação e também um mundo mais justo!
Ver ações que reforçam esse empoderamento chega a dar um quentinho no coração e uma força para continuar. Vamos juntas? :)
Benetton Comunicação
Por: Gabriele Fernandez
Fotos/ Créditos: Divulgação
O material poderá ser reproduzido, desde que citado fonte.