Para contextualizar o cenário e facilitar a compreensão, vamos, em primeiro lugar, deixar claro o significado de cada um destes conceitos.
BI, ou inteligência de negócios/business intelligence, refere-se à coleta de dados, armazenamento e análise que ajudam a tomar decisões nos negócios.
Para isso, utiliza plataformas e softwares que possibilitam entender com mais profundidade o público consumidor e pode, ainda, fazer previsões com relação ao mercado de atuação da empresa, minimizando riscos e até contribuindo para encontrar novas oportunidades de negócios.
De maneira geral, é possível dizer que o time usa as métricas de um BI para elaborar as estratégias da empresa, suas metas a curto, médio e longo prazo.
Sendo assim, os dados gerados alimentam o BI com objetivo de escalar os ganhos da empresa.
Quando falamos de inteligência artificial, ou apenas IA, estamos falando de todas as atividades humanas que podem ser substituídas pela máquina.
Atendimentos telefônicos, tarefas que podem ser mecanizadas, como processos repetitivos, tudo o que é possível que um robô faça e possa economizar tempo, recursos e não exige a presença de um colaborador, pode ser colocado na agenda de tarefas realizadas pela IA.
Podemos aqui dar um exemplo de uma empresa que vende produtos ou serviços online, algo bastante comum hoje em dia.
Para otimizar os ganhos, essa empresa investem uma plataforma com Inteligência Artificial para fazer uma varredura nas redes sociais em busca do perfil de persona para a qual a empresa vende.
É assim que aparecem aquelas recomendações de produtos que aparecem em sua timeline ou feed. A ideia é ser assertivo o suficiente para mostrar uma ‘vitrine’ de sua empresa e ir direto no desejo das personas, aumentando assim, as chances de conversão em vendas.
Esse trabalho de IA, gera dados avaliados pelo time de BI. Percebeu agora como essa relação entre as siglas está na sua rotina, seja como pessoa física ou jurídica?
Como persona consumidora, você vai se surpreender sempre com ofertas referentes ao seu perfil, que chegam até você o tempo todo, como empreendedor, você pode construir toda sua estratégia com base nos resultados desta automatização.
O que vem em seguida, que costuma dar excelentes resultados, é a parceria com um time de marketing criativo e experiente (modéstia à parte, como o nosso aqui na Benetton). Este time cria um planejamento para usar estas informações e gerar resultados para empresa, em forma de leads que convertem.
Isso porque com uma quantidade de dados cada vez maior, torna-se possível ter ótimos insights e, ainda, conseguir usar a conectividade em favor dos negócios porque agora, não existem mais fronteiras. Estamos todos a cliques de distância.
Já pensou em começar usar o BI ou IA nas suas estratégias? Nosso time de marketing digital, web e planejamento está ansioso para saber mais sobre como podemos te ajudar nessa iniciativa, fale conosco ;)
Benetton Comunicação
Por: Ludmila Avilez
Fotos/Créditos: Envato.
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