#BlogEspecialista - Conteúdo desenvolvido pelo Time de Planejamento da Benetton Comunicação
Na virada do ano de 2019 para 2020, provavelmente muitos fizeram planos - financeiros, pessoais e profissionais.
O que ninguém esperava era um vírus que mudaria todo o nosso ano, todos os planos e, principalmente, nosso comportamento. Um artigo do Google mostrou que durante esse período de isolamento, as maiores pesquisas foram relacionadas à mudança de comportamento - terapia online, aniversário online, missa pela internet, exercícios em casa, entre outros exemplos. Se mudamos tanto nosso comportamento, até mesmo sem perceber, voltado para tantas partes da nossa vida, por que não mudamos também nossa forma de consumir e comprar?
Pois é, esse é o nosso pensamento como responsáveis por planejar as ações dos nossos clientes. Estruturar os caminhos a percorrer é uma das nossas preocupações, levando em conta o perfil do novo consumidor (mais analítico, focado no digital e com acesso facilitado às informações), o cenário atual, os valores dessa marca e o segmento a ser trabalhado.
Isso nos lembra que não temos 100% de controle sobre nada, e é com essa certeza que balizamos as nossas projeções. Tudo deve ser analisado com cuidado, prevendo caminhos e buscando a flexibilidade exigida pelo mercado. Ah! E é claro que, aqui, consideramos a importância de um trabalho a 4 mãos, sabe? É um dos ingredientes da nossa receita de sucesso: Benetton + Cliente.
Alinhados, pensando sempre na experiência do cliente, focando no aumento da taxa de fidelização e, por consequência, conseguir melhores resultados.
E por falar em experiência do cliente, em 2019 a Exame já falava sobre o consumidor que compra das empresas que estão alinhados com seus valores - em uma pesquisa da Accenture, a revista publicou que 83% dos entrevistados seguem essa premissa. Ou seja, não adianta caprichar em seu discurso se a entrega não for equivalente, nesse caso, a primeira compra pode até ser, mas um cliente insatisfeito não volta a comprar, sua taxa de recorrência cai e há uma forte tendência dele se tornar um detrator que irá difamar sua marca/empresa/produto, tendo um impacto negativo no seu negócio.
Vale sempre refletir: assim como em qualquer outro relacionamento, a relação entre consumidor e marca deve ser construída com base na confiança, segurança e informação.
Em tempos de coronavírus - e fora dele também -, o que a sua empresa tem feito para se alinhar aos valores e ultrapassar as expectativas de seus clientes?
Que tal marcarmos um café online e você nos contar um pouco mais sobre sua experiência? Vamos planejar algo juntos!
Por: Amanda Polizinani, Beatriz Keiko, Carla Fantacussi
Foto: Envato
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