As redes sociais mudaram o modo como buscamos informações de produtos, como consumimos produtos e serviços e como nos comunicamos com outras pessoas. Ou seja, consequentemente, houve uma alteração radical no modo de fazer negócios.
Com esse novo cenário, várias empresas migraram para o mundo digital e começaram a adotar novas estratégias, muitas delas voltadas para identificar os visitantes de suas redes sociais e site. Ter muitos acessos deixou de ser vantajoso, sem identificar essas pessoas. Com isso, o trabalho de agências e consultorias de marketing se moldou para essa realidade.
“O Inbound Marketing é 62% mais barato que o marketing convencional” Demand Metric
Muitas ferramentas e estratégias foram criadas para a geração do lead e logo esses resultados passaram a ser questionados.
Qual o resultado que estou tendo com todos os leads gerados?
Identificou-se que um lead sem ser tratado, é tão inútil quanto à audiência não identificada.
Viu-se a necessidade de identificar os perfis dos leads, suas personas, que cada qual tem seus hábitos e preferências, tem sua linguagem e interesses. E qualificar a persona tornou-se a melhor forma de obter melhores resultados nas vendas ou adesão a uma marca.
E é através dessa identificação que criamos os conteúdos e formas de relação com o lead para trazê-lo cada vez mais para dentro do funil de vendas. Ele já deixou de ser visitante, pois está identificado (lead), e agora precisa ser uma oportunidade de negócio.
As interações, através de envio automático e planejado de e-mails, conteúdos oferecidos em landing pages vão montando um score de interações e interesse no produto ou serviço, aproximando o lead do fundo de funil e, ao mesmo tempo, municiando os departamentos comerciais de informações sobre cada lead, aumentando o poder de persuasão e direcionando o discurso para sua realidade.
Qualificando os leads que estão interessados em contratar o serviço, facilita o processo de venda, diminuindo o Custo de Aquisição de Cliente.
Grande parte da decisão de compra é feita antes mesmo de se fazer contato com a empresa. Segundo o Ibope Media, cerca de 92% dos potenciais clientes utilizam a Internet como canal de pesquisa sobre empresas, produtos e serviços antes de efetivar uma compra.
É indiscutível que a Internet aumentou o poder nas mãos dos consumidores. Então, é importante identifica-lo e conhecê-lo!
Agora a pergunta que não quer calar: sua empresa está acompanhando essa mudança? ?
Foto: Envato
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