Foi-se o tempo onde jornalistas se formavam e estavam destinados a trabalharem somente em redações tradicionais de jornais, revistas, rádios, TVs ou sites, por exemplo. O mercado de trabalho da área de comunicação está cada vez mais dinâmico e competitivo.
Cada vez mais jornalistas estão buscando aperfeiçoar sua escrita para o meio digital, redes sociais e marketing de conteúdo.
Quer saber mais sobre como é ter um jornalista produzindo conteúdo para sua marca? Acompanhe esse artigo até o fim!
Cada vez mais jornalistas recém-formados estão buscando aprimorar sua escrita em veículos inovadores e pouco tradicionais, como é o caso do Aos Fatos, um site jornalístico independente de verificação de fatos.
Criado em julho de 2015, o Aos Fatos tem como foco verificar o que é falso e o que é real em discursos políticos. O site foi inspirado no argentino Chequeado e no PolitiFact, um site americano ganhador do Pulitzer em 2008.
Outro exemplo de jornalismo inovador é o Medium, uma plataforma de publicação de blog fundada em agosto de 2012. O Medium evoluiu para um híbrido de contribuições não profissionais e profissionais pagas, sendo então um exemplo de jornalismo social.
Até 2020, tínhamos também o BuzzFeed News, que era uma operação de notícias jornalísticas no Brasil do irreverente site BuzzFeed que misturava um pouco de notícias, zueiras"?, listas e os testes que todo mundo ama!
Infelizmente, a operação jornalística do BuzzFeed foi encerrada no Brasil por conta da crise econômica desencadeada pela pandemia desde o ano passado.
Esses foram apenas alguns exemplos de modelos jornalísticos que estão mudando a forma como são trabalhadas as notícias.
Naturalmente, o jornalista é aquele que se coloca no lugar do leitor, transformando os fatos em informação, levando a comunicação através de diferentes formatos, compartilhando histórias que buscam atrair, envolver e impactar o espectador. E por que não o consumidor?
Quando falamos em conteúdo de marcas, o olhar do jornalista se volta para a utilidade de levar a informação sobre o serviço ou produto da marca, agregando valor ao conteúdo, a fim de chamar atenção das pessoas para que comprem, consumam ou fiquem curiosos para saber mais.
Enquanto o marketing de conteúdo é uma estratégia focada na prospecção de leads e inserção do inbound marketing, visando impulsionar as vendas de uma empresa, o jornalismo de marca busca educar o público sobre a organização e reforçar a cultura empresarial.
Com o fortalecimento do marketing de conteúdo a partir de 2010 como uma forma eficiente de atrair e se relacionar com os consumidores, em 2018, cerca de 69% das empresas brasileiras já haviam aderido a essa estratégia. Em 2021, esse número tende a ser muito maior! Assim, a demanda por produção de conteúdo especializado não para de aumentar ano após ano.
Mais do que nunca, a frase “Content is King” ou “O Conteúdo é Rei” em português, faz todo sentido e diferença na escolha de produtos e serviços pelos consumidores.
Se tem uma coisa que os jornalistas gostam de fazer é contar histórias. Esses profissionais estão sempre em busca de respostas e extraem o máximo de suas fontes.
Na produção de conteúdo, outras características se destacam no dia a dia do jornalista, veja aqui algumas delas:
Jornalistas estão acostumados a fugir de clichês, investem em textos mais humanos, formatam chamadas impactantes e são capazes de criar conexão e diálogo com os leitores.
Saber pesquisar, buscar informações, entrevistar, ler nas entrelinhas e depois traduzir tudo isso em palavras. Jornalistas também têm a vantagem de conseguir extrair o máximo de suas fontes.
Um grande diferencial dos jornalistas é o poder de conexão, de conseguir amarrar informações entre parágrafos de maneira fluente e atrativa. Eles sabem como humanizar uma história e prender a atenção dos leitores.
O jornalista está acostumado a trabalhar com diferentes públicos, ouvir versões de todos os lados, ter um olhar de utilidade que busca levar informações ou serviços relevantes junto à mensagem da marca.
Saber lidar com a imprevisibilidade é característica essencial de um jornalista, da mesma forma, tais fatores são imprescindíveis para os produtores de conteúdo – já que eles precisam pesquisar sobre temas que não têm familiaridade de um dia para o outro e escrever com propriedade e confiança sobre o assunto.
Fonte: Resultados Digitais
É claro, que o jornalista como produtor de conteúdo não é melhor, nem pior do que outro profissional de comunicação. As características desse profissional para a produção de conteúdo devem ser somadas às de publicitários, designers, sociais medias e todos os outros profissionais que fazem parte de uma agência de comunicação.
Deixe as pessoas conhecerem a sua marca através de um conteúdo informativo, assertivo e humano. Conte histórias, converse e emocione o seu público!
Benetton Comunicação
Por: Débora Leite e Jacqueline Fernandes
Fotos/Créditos: Envato
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