Sabemos que a produtividade, otimização do tempo de trabalho, busca por melhores resultados e a criatividade são fatores essenciais para atingirmos nossos objetivos, quando falamos em equipe. Além disso, a realização de todos esses fatores depende de uma peça única e indispensável para o bom funcionamento da empresa: os profissionais.
Ter uma equipe capacitada e responsável é a chave para oferecer um retorno satisfatório para os seus clientes, certo? Porém, se você é como nós e busca oferecer um retorno extraordinário, procure construir também um bom relacionamento interpessoal com seus colaboradores, pautando-o principalmente na comunicação e nos demais valores abaixo.
Defina bem quais são as atividades exercidas por sua equipe e qual o segmento responsável por cada uma delas. Dentro de uma agência, por exemplo, sabemos que os jobs passam por diversas áreas até, finalmente, serem encaminhados para a aprovação do cliente.
Esse trajeto demanda tempo de análise e desenvolvimento, passa pela área de planejamento (onde entram as pesquisas e são traçadas as melhores estratégias para cada projeto); segue para a área de produção de conteúdo (a qual estabelece uma conexão humana com os clientes); parte para a criação (equipe que desenvolve as artes que encantam os olhos do público-alvo); além de contar também com revisão, marketing digital, equipe de mídia sociais e programação.
Estabelecer e cumprir prazos é um ponto primordial para se atingir a produtividade desejada, afinal, projetos e atividades precisam passar por um percurso estratégico antes de chegarem até o cliente. Por isso, é interessante que a empresa tenha uma equipe especializada em administrar o cronograma, a disponibilidade e a organização de cada área.
Frequentemente, um job pode estar escalonado ao mesmo tempo para equipes distintas e seu progresso depende da conclusão de uma das partes para que a outra possa iniciar sua tarefa. Se cada equipe conseguir cumprir com o planejamento, todos terão o tempo necessário para cada atividade, o que possibilitará a entrega de um bom trabalho dentro prazo estipulado para o cliente.
Aconselhamos que clientes, parceiros e público interno (colaboradores) programem suas solicitações, pois cada profissional possui uma pauta diária de atividades a cumprir dentro de sua área. Tais pautas contam com prazos já previstos e acordados anteriormente, o que dificulta o encaixe de solicitações para o mesmo dia.
Você já parou para refletir sobre a relação estabelecida entre comunicação e produtividade? Já pensou que talvez essa seja a conexão que falta para o sucesso do seu negócio deslanchar?
Comunicação, clareza, empatia e transparência são habilidades essenciais para todos os colaboradores de uma empresa. Seja qual for a sua função, você precisa ser ouvido e facilmente compreendido por seus colegas, para assim manter as engrenagens do trabalho em equipe funcionando em harmonia, produzindo de maneira eficaz e contínua.
Consiga reconhecer que imprevistos são muito frequentes no ambiente de trabalho, principalmente em agências, onde o fluxo de atividades é bastante intenso. Por isso, busque antecipá-los sempre que possível: trabalhe com cronogramas, prazos, metas, tente antecipar suas entregas e conte com um time que organize o tempo de seus colaboradores da melhor forma dentro da sua realidade.
Por: Taline Carvalho e Mariana Romeira
Foto: Envato
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