Que toda empresa, seja ela grande ou pequena, nova ou velha, precisa de uma boa apresentação, nós sabemos. Mas quais pontos são importantes na hora de criar uma?
Separei algumas dicas que considero de grande valor na hora de criar sua apresentação institucional e vou compartilhar com você, confira!
Um dos pontos de grande importância quando tratamos de apresentações institucionais, é a quantidade de slides total. Veja abaixo um diagrama onde podemos enxergar quais os pensamentos dos leitores relacionado a quantidade de slides apresentada.
É muito comum em uma apresentação perdermos o foco e, como espectadores, fugirmos da atenção em algum ponto, quando a apresentação se torna extensa. Isso é completamente normal, e cabe a nós que produzimos o conteúdo e o visual desta peça deixar de forma clara e sucinta toda a matéria a ser passada aos leitores.
Ao invés de começar falando sobre sua empresa, comece com uma frase de impacto.
Por exemplo, em uma empresa de tecnologia, não comece com a visão, missão e valores, mas sim com uma frase impactante que chame atenção ao tema da apresentação. Desta forma a apresentação será fluida e com menos cara de algo que já vimos anteriormente.
Podemos neste caso fazer uso das páginas de respiro, deixando a apresentação leve e agradável aos olhos de quem a acompanha.
É importante ressaltar que uma apresentação não deve ser algo monótono, onde o apresentador apenas lê os slides deixando pequenos comentários entre eles.
Uma boa apresentação tem algo que chamamos de pontos de complemento, que farão o apresentador lembrar do assunto a ser falado e darão um apoio visual na lembrança dos espectadores.
O uso de imagens personalizadas é um plus para sua apresentação.
Infelizmente, a maior parte das empresas não investem em uma boa sessão de fotos e, por isso, acabam escolhendo de imagens utilizadas por várias outras empresas, inclusive seus concorrentes, o que deixa o visual da apresentação como mais do mesmo.
Trabalhar com uma fotografia pessoal da sua empresa com certeza vai ajudar a deixar seu conteúdo ainda mais especial! E não precisa ter modelos super bonitos, hoje o que conta é ter personalidade e estamos a cada dia aceitando mais as características que nos mostram humanos.
Por último, podemos sempre deixar chamadas para a ação ao fim de sua apresentação.
Por exemplo, convidar os espectadores a experimentarem seu produto ou simplesmente
entrar em contato com um botão para sua rede de preferência, como WhatsApp, Instagram, e-mail ou outro.
Por: Cyntia Araújo
Foto: Envato
O material poderá ser reproduzido, desde que citada a fonte.