Ninguém gosta de lidar com quem não confia, a base de toda e qualquer relação, seja ela pessoal ou profissional, sempre se volta a isso: confiar que aquela pessoa, serviço ou marca seja capaz de desempenhar o papel que você atribuiu a ela.
A relação entre marcas e pessoas mudou bastante, hoje é prezado muito mais uma relação e um diálogo com a empresa do que antigamente, por isso a importância de as marcas criarem e sustentarem o brand trust.
Todos os dias novos negócios aparecem no mercado e um dos fatores que vão determinar o sucesso dessas novas marcas é a confiança que o consumidor vai ter nela, sem essa relação é muito mais difícil de manter a sua empresa e mais fácil para concorrentes te superarem.
Mas o que é o “brand trust”? O termo em português significa confiança de marca e ele é um indicador da relação de confiabilidade que os consumidores têm na sua empresa. Hoje existem três principais indicadores que apontam onde essa relação deve ser construída e se ela precisa ou não de mudanças.
O primeiro e mais importante indicador a ser analisado é se o seu negócio tem a capacidade de entregar aquilo que é prometido, tanto em seu produto ou serviço como em suas ações como empresa.
Talvez o mais difícil de se estabelecer entre a marca e seus consumidores seja a percepção de que a empresa se importa com aqueles que utilizam dos seus serviços, por isso a importância de criar e manter diálogos com seus clientes. Online ou não é necessário que o consumidor se sinta ouvido e, de certa forma, parte da organização.
Ao criar a sua marca, duas das coisas que você precisou pensar foram: os valores da empresa e quem é o seu público alvo. Ambas estão ligadas, os valores que a sua empresa defende devem ser similares aos daqueles para quem ela vende, dificilmente confiamos naquilo com o qual não nos identificamos ou concordamos.
Sabendo desses indicadores passamos então a falar de como melhorá-los, não existe fórmula mágica, é necessário estabelecer metas claras e planos de ação. Ter transparência, honestidade e ser autêntico naquilo que se faz, criar e se importar com a relação que a sua empresa tem com o cliente são fundamentais para um bom Brand Trust.
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Benetton Comunicação
Por: Karyna Rosa
Fotos/Créditos: Envato
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