Quem é publicitário entende como é passar pelos momentos de dificuldade para explicar para um parente ou amigo, alguns termos da área, como: briefing, deadline, job, target, case, que são algumas das inúmeras palavras que se usa no cotidiano de uma agência, e que para algumas pessoas parece “grego”
E por motivos assim que nasceu o ABC Publicidade, criado pelo diretor de arte português, Gonçalo Martinho, de 28 anos.
Com o intuito de ajudar todos a entenderem de uma forma divertida, direta e simples, sobre as palavras do mundo da publicidade, Gonçalo desenvolveu com a participação de outros 26 publicitários entre portugueses e brasileiros, esse projeto do dicionário criativo.
“O ABC é um dicionário que mostra, através da opinião de publicitários, o que é esta nossa área. É uma forma de ver a Publicidade com outros olhos, e de mostrá-la para quem não a conhece”, contou o jovem segundo o Hypeness.
O dicionário ainda não está 100% revelado! Apenas algumas palavras foram divulgadas, e toda semana 4 novos textos são publicados. No futuro, Gonçalo pretende organizar uma exposição e lançar um livro com todas as expressões reunidas. Por enquanto, é possível ver tudo por uma página no Tumblr e no Behance.