O mundo já era pra ter acabado em 2000, quem aí lembra disso? Mas na verdade, ao andar da carruagem, até 2050 a demanda por comida no mundo aumentará 70% no mundo segundo a FAO, agência da ONU para Alimentação e Agricultura e isso já começa está sendo pauta. O futuro parece está aí, sente o cheiro? E o cheiro da comida tecnológica é mais real do que tecnológica, acredite.
Já experimentaram o Futuro Burguer? O primeiro hambúrguer feito 100% de algas, a empresa Fazenda do Futuro tem por objetivo fazer repensar o consumo de carnes e levanta a bandeira plant-based. Nada de "comida de soja", "carne de soja" e termos cansativos para representar a marca. Os termos e os tempos mudaram e plant-based veio pra dar um gás novo e posicionar a marca. Quem nunca provou, prova, até porque a marca chegou no Bob?s - ao menos na região Sudeste os lanches com os hambúrgueres da Fazenda do Futuro chegaram.
Vegano come o quê?
Come comida, pois é. Em termos de tecnologia as iniciativas dentro e fora do Brasil estão aumentando cada vez mais. Alimentos orgânicos existem. Alimentos de alta tecnologia também, uma prova são os inventores e designers Michael Burton e Michiko Nitta que chegaram a sugerir que os seres humanos podem cultivar suas próprias algas enquanto respiram, ou mesmo carnes produzidas em laboratórios, já que para combater as emissões dos problemas ambientais. A mudança de comportamento e do mundo está acontecendo, claro e vamos falar de comidas tecnológicas agora:
- Comida viva impressa 3D?
Oi? Lá na Holanda já existem impressoras tridimensionais que criam objetos a partir do plástico (marcas, inclusive) que podem imprimir e servir alimentos. Se isso demora muito pra chegar no Brasil? Não.
- Garrafa d'água comestível
A ideia é acabar com o plástico no planeta. Já ouvimos isso uns 5 anos atrás, quem lembra? Agora as algas marinhas estão cada vez mais presentes como material das embalagens, alimentos, inclusive vestuário.
A comida do futuro está sendo estudada, a categoria dos alimentos ultraprocessados é a tal “comida do futuro”. Quando falamos de comida do futuro, todo mundo pensa em cápsulas da NASA. Mas pensar no dia a dia é de fato pensar no futuro. O público está a cada dia mais preocupado não somente com a agilidade, praticidade, mas também ao sabor, saúde, qualidade. Pouco adianta ter 40 ingredientes e não futuro, certo?
Qual é a sua relação com o alimento? O que considera comida e alimentação saudável? O que você considera comida tecnológica e comida do futuro? Vale toda reflexão e repensar o quão o mundo ao redor está. Vivemos em um País tropical, que temos acesso aos diversos sabores, alimentos, temperos e preços. Vale repensar no acesso, na inovação, no mercado e em processo de alimentação. Vale repensar no nosso consumo de carne de origem animal, no nosso consumo de laticínios, no nosso consumo de industrializados e marcas.
Você tem fome de quê?
Benetton Comunicação
Por: Juliana Alquete
Fotos/ Créditos: Divulgação
O material poderá ser reproduzido, desde que citado fonte.