Se você deseja aprimorar a identidade e reputação da sua marca, dando a ela o destaque que merece, você chegou ao lugar certo. A Benetton, como agência de comunicação focada em resultados e marketing digital, está sempre disposta a fomentar diálogos que levam a reflexões e soluções únicas, personalizadas de acordo com a realidade do seu negócio.
Geralmente, durante as primeiras conversas que temos com nossos clientes, inicia-se um processo de imersão total, onde são respondidos questionamentos que ajudam a construir e detalhar o perfil do empreendimento. Aqui, dados como objetivos, expectativas, forças, fraquezas, oportunidades e ameaças de cada marca fazem toda a diferença. Quando todos esses pontos estão bem definidos, conseguimos elaborar o perfil da empresa, considerando também seu histórico de serviços e produtos.
Outro processo amplamente utilizado em nossos planos de ação de marketing é a ferramenta 5W2H, que conta com 7 questões indispensáveis para definir a necessidade de aplicação de certas tarefas. Anota aí:
1º W - What: o que deve ser feito?
2º W - Why: por que tal ação precisa ser realizada?
3º W - Who: quem deve fazer?
4º W - Where: onde será aplicada?
5º W - When: quando deve ser feita?
1º H - How: como será conduzida?
2º H - How much: qual o custo desse projeto, ação ou campanha?
Precisamos confessar que aqui na Benetton, temos muito apego pelo segundo W (WHY). Valorizamos a importância de se entender o motivo, o propósito, os porquês e razões que estão por trás da tomada de decisões. Essa justificativa também ajuda a própria empresa respondente a refletir sobre a necessidade de aderir a certas campanhas e conscientizar sua equipe interna. Por isso, costumamos buscar tais respostas com os representantes de marketing e também com a equipe comercial dos nossos clientes, pois dessa forma, conseguimos ter e proporcionar uma visão bem mais ampla, a visão do todo.
Além do método 5W2H, é praticamente impossível falar sobre estratégia de marketing digital sem mencionar a pesquisa de mercado. Essa técnica, quando bem elaborada e executada corretamente, pode refinar boa parte dos seus processos, principalmente aqueles que se referem ao planejamento, busca e análise de dados relacionados a sua marca. Hoje, com o digital em plena força, outras táticas são usadas para coleta de dados para a pesquisa de mercado, menos custosa, mas não menos eficiente.
Existem dois tipos diferentes de pesquisa de mercado, que podem ou não utilizar de estratégias do benchmarking, principal tópico do blog passado. São elas:
Pesquisa primária – modalidade interna, feita pela própria empresa que, por sua vez, estuda e aplica de forma estratégica os dados obtidos.
Pesquisa secundária – opção externa, na qual os dados são coletados e analisados por profissionais especializados.
De forma geral, a intenção desse método é promover o máximo de conhecimento sobre o segmento de mercado no qual seu negócio se encontra, além de mapear o público-alvo, identificar novas oportunidades e reduzir possíveis riscos durante a tomada de decisões.
Agora que o conceito já ficou claro, podemos colocar a mão na massa! Essas 6 etapas listadas abaixo são as mais essenciais para te ajudar a se organizar:
1 – Definição de objetivo: compreenda a fundo qual é a finalidade da sua pesquisa. Pode ser que seu foco esteja em otimizar preços, ou talvez em aumentar as vendas dos seus clientes, como é o caso aqui na Benetton. Nesse momento, é muito importante definir e traçar os objetivos com precisão, pois o caminho para atingir o sucesso dependerá disso.
2 – Mapeamento de público-alvo: entenda para quem a sua pesquisa está destinada. Fornecedores, concorrentes, clientes e consumidores em geral são as opções mais prováveis. Essa gama de pessoas deve ser estabelecida com base nos objetivos. Já a persona, representação detalhada do perfil do consumidor ideal, é definida na sequência.
3 – Amostragem: essa etapa serve para definir a quantidade de pessoas que responderão a sua pesquisa de mercado. Aqui, são considerados alguns fatores importantes, como é o caso da faixa etária e da classe social dos respondentes.
4 – Estruturação de roteiro: esse é o momento de pensar em todas as perguntas que devem constar em seu questionário, considerando todos os aspectos interessantes de serem analisados pela sua marca. O ideal é organizá-lo como um funil, começando com perguntas mais gerais e estreitando gradativamente para as mais específicas.
5 – Aplicação do questionário: pode ser feita através de ligações, preenchimento de formulários online ou e-mails, por exemplo. Aqui na Benetton, como priorizamos sempre pela proximidade e parceria com o cliente, apostamos em reuniões periódicas de alinhamento.
6 – Análise de dados obtidos: com as informações já coletadas, chegou a hora de monitorar, construir tabelas e gráficos, a fim de estruturar o levantamento dos resultados.
Existem também algumas perguntas certeiras que você mesmo pode se fazer a respeito do seu empreendimento. Por exemplo, pare para refletir sobre o nível de satisfação dos seus consumidores em relação ao seu produto ou serviço. Os feedbacks são sempre positivos? Foram sugeridos alguns pontos de melhorias? Ter uma equipe especializada em planejamento estratégico te ajuda a responder e analisar com maestria cada uma dessas questões.
Gostou das dicas e achou informações interessantes? Entre em contato conosco. Temos uma equipe de gigantes, sempre disponível para bater um papo e priorizar o seu sucesso.
Benetton Comunicação
Por: Mariana Romeira
Fotos/Créditos: Envato
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