Cores são poderosas, e no universo do marketing, em que todos os detalhes são importantes, elas podem influenciar todo um processo, por isso, especialistas estudam cada um desses detalhes para produzir campanhas assertivas.
A psicologia das cores é um desses estudos, e através dele, as cores das marcas e campanhas são mais direcionadas
Quer entender melhor como essa ciência funciona e pode ser aplicada nas campanhas de marketing do seu negócio? Vem com a gente!
A psicologia das cores é um estudo ligado ao neuromarketing, e compreende como o nosso cérebro processa as informações captadas pelos olhos.
De acordo com o blog da Rock Content, a Psicologia das Cores é um estudo que busca compreender o comportamento humano em relação às cores. Dessa forma, essa área da psicologia analisa e define quais os efeitos que cada cor gera nas pessoas, como mudanças nas emoções, nos sentimentos, a criação de desejos e muito mais.
Para o marketing, esse estudo é muito interessante, pois identifica os gatilhos dos consumidores diante de determinada cor, e isso pode ajudar na transmissão de informações.
Evidências científicas confirmam que as cores compõem os fatores decisivos para escolha de um produto.
Ou seja, as marcas precisam conhecer o significado das cores para trabalhar em suas campanhas e conquistar o público através de estímulos positivos, mas você sabe como fazer isso?
Sabendo o poder das cores, eis a pergunta que não quer calar: como aplicar a psicologia das cores no marketing para conquistar o amor dos consumidores?
Não temos um manual de instruções para você, mas preparamos algumas dicas que podem ajudar seu negócio.
O primeiro passo para definir as cores da sua marca ou da sua campanha é estudar sobre elas. Existem diversos sites e livros que podem te ajudar neste processo, e com o significado de cada cor você consegue entender qual combina mais com o que você deseja transmitir.
A ideia é que as pessoas vejam as cores da sua marca e imediatamente lembrem-se da sua empresa, como acontece quando vemos vermelho e amarelo e lembramos do Mc Donald 's.
Após conhecer o significado das cores, teste se elas realmente estão transmitindo o que você gostaria e se a essência da sua marca está realmente subentendida.
Além de pensar em transmitir a essência da sua marca, você precisa se colocar no lugar do usuário e ser o mais sincero possível: essas cores facilitam a assimilação do conteúdo?
Não adianta você focar apenas no significado de cada cor se elas dificultarem o processo de assimilação de conteúdo do usuário.
Há diversas maneiras de chamar a atenção das pessoas na internet, mas isso não é tudo, seu foco precisa ser em gerar uma boa experiência para o usuário, tornando o contato com a sua marca gostoso e memorável.
O Nubank é um ótimo exemplo de empresa que incorporou sua cor e é lembrada por ela. Muitas pessoas até referem-se à marca como “roxinho”.
De acordo com a empresa, "roxinho'' é mais que um apelido: é um jeito de ser. “Somos simples e tecnológicos, mas também somos humanos e calorosos.”
E o roxo é realmente a cor das pessoas criativas e inconformistas, inteligentes, assim como a empresa.
A famosa marca de fast food Mcdonald 's é lembrada pela cor vermelha e amarelo, que representam a natureza ousada da marca.
Compreendemos neste artigo que as cores são poderosas, e capazes de despertar diversos estímulos nas pessoas.
Seus significados transmitem variadas emoções e sensações, e incorporar as melhores delas no seu negócio torna sua marca cada vez mais autêntica.
Quando uma cor energética representa sua empresa, e toda a equipe incorpora essa energia, o público reconhece ainda mais a personalidade e autenticidade da marca.
Por exemplo, laranja é considerada uma das principais cores da comunicação para trazer a criatividade e induzir à visão positiva da vida.
Essa cor também conta com diversas conotações ao redor do mundo todo, entre elas: transformação, energia, positividade e bom humor.
A Benetton incorporou essa cor, ou ela incorporou a Benetton, e passou a significar união, criatividade, companheirismo, e principal: nosso time!
Laranja representa muita coisa para nós, clique aqui e conte para gente o que ela significa para você.
E por falar nisso, qual cor representa a sua empresa?
Se você não definiu ainda, nosso time de especialistas pode te ajudar, e aqui, o que não falta é energia, assim como a cor laranja.
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Neuromarketing: a ciência que pode aumentar as conversões da sua empresa
Por: Débora Leite
Fotos/Créditos: Envato.
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