postagem de 19 de Abril de 2021

Como aplicar a psicologia das cores no marketing?

Como aplicar a psicologia das cores no marketing?
Entenda essa ciência e como utilizá-la

Cores são poderosas, e no universo do marketing, em que todos os detalhes são importantes, elas podem influenciar todo um processo, por isso, especialistas estudam cada um desses detalhes para produzir campanhas assertivas.

A psicologia das cores é um desses estudos, e através dele, as cores das marcas e campanhas são mais direcionadas

Quer entender melhor como essa ciência funciona e pode ser aplicada nas campanhas de marketing do seu negócio? Vem com a gente!

Psicologia das cores: o que é?

A psicologia das cores é um estudo ligado ao neuromarketing, e compreende como o nosso cérebro processa as informações captadas pelos olhos.

De acordo com o blog da Rock Content, a Psicologia das Cores é um estudo que busca compreender o comportamento humano em relação às cores. Dessa forma, essa área da psicologia analisa e define quais os efeitos que cada cor gera nas pessoas, como mudanças nas emoções, nos sentimentos, a criação de desejos e muito mais.

Psicologia das cores no marketing

Para o marketing, esse estudo é muito interessante, pois identifica os gatilhos dos consumidores diante de determinada cor, e isso pode ajudar na transmissão de informações.

Evidências científicas confirmam que as cores compõem os fatores decisivos para escolha de um produto.

Ou seja, as marcas precisam conhecer o significado das cores para trabalhar em suas campanhas e conquistar o público através de estímulos positivos, mas você sabe como fazer isso?

Como aplicar a psicologia das cores no marketing do meu negócio

Sabendo o poder das cores, eis a pergunta que não quer calar: como aplicar a psicologia das cores no marketing para conquistar o amor dos consumidores?

Não temos um manual de instruções para você, mas preparamos algumas dicas que podem ajudar seu negócio.

Estude o significado das cores

O primeiro passo para definir as cores da sua marca ou da sua campanha é estudar sobre elas. Existem diversos sites e livros que podem te ajudar neste processo, e com o significado de cada cor você consegue entender qual combina mais com o que você deseja transmitir.

A ideia é que as pessoas vejam as cores da sua marca e imediatamente lembrem-se da sua empresa, como acontece quando vemos vermelho e amarelo e lembramos do Mc Donald 's.

Faça testes

Após conhecer o significado das cores, teste se elas realmente estão transmitindo o que você gostaria e se a essência da sua marca está realmente subentendida.

Em materiais como landing pages ou em uma estrutura de e-mail marketing, por exemplo, é essencial realizar testes A/B e avaliar os resultados. Na prática, estes testes permitem que você monte sua estratégia de marketing com mais de uma opção de formato, conteúdo, layout e, no caso dos botões ou CTAS, texto e escolha da cor.

Priorize a experiência do usuário

Além de pensar em transmitir a essência da sua marca, você precisa se colocar no lugar do usuário e ser o mais sincero possível: essas cores facilitam a assimilação do conteúdo?

Não adianta você focar apenas no significado de cada cor se elas dificultarem o processo de assimilação de conteúdo do usuário.

Há diversas maneiras de chamar a atenção das pessoas na internet, mas isso não é tudo, seu foco precisa ser em gerar uma boa experiência para o usuário, tornando o contato com a sua marca gostoso e memorável.

Empresas que são lembradas por suas cores

Nubank

O Nubank é um ótimo exemplo de empresa que incorporou sua cor e é lembrada por ela. Muitas pessoas até referem-se à marca como “roxinho”.

De acordo com a empresa, "roxinho'' é mais que um apelido: é um jeito de ser. “Somos simples e tecnológicos, mas também somos humanos e calorosos.”

E o roxo é realmente a cor das pessoas criativas e inconformistas, inteligentes, assim como a empresa.

Mc Donald’s

A famosa marca de fast food Mcdonald 's é lembrada pela cor vermelha e amarelo, que representam a natureza ousada da marca.

Cores primárias, como o vermelho e o amarelo, são as mais atraentes da roda das cores e agradam a quase todos, desde crianças que associam as cores brilhantes a brinquedos, a clientes que estão com pressa para encontrar algo rápido e conveniente para comer.

Além disto, estas cores conotam qualidades como força, poder e confiança, tranquilizando os clientes que podem confiar nesta empresa.

Por que incorporar a cor da sua marca?

Compreendemos neste artigo que as cores são poderosas, e capazes de despertar diversos estímulos nas pessoas.

Seus significados transmitem variadas emoções e sensações, e incorporar as melhores delas no seu negócio torna sua marca cada vez mais autêntica.

Quando uma cor energética representa sua empresa, e toda a equipe incorpora essa energia, o público reconhece ainda mais a personalidade e autenticidade da marca.

Por exemplo, laranja é considerada uma das principais cores da comunicação para trazer a criatividade e induzir à visão positiva da vida.

Essa cor também conta com diversas conotações ao redor do mundo todo, entre elas: transformação, energia, positividade e bom humor.

A Benetton incorporou essa cor, ou ela incorporou a Benetton, e passou a significar união, criatividade, companheirismo, e principal: nosso time!

Laranja representa muita coisa para nós, clique aqui e conte para gente o que ela significa para você.

E por falar nisso, qual cor representa a sua empresa?

Se você não definiu ainda, nosso time de especialistas pode te ajudar, e aqui, o que não falta é energia, assim como a cor laranja.

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Benetton Comunicação

Por: Débora Leite

Fotos/Créditos: Envato.

O material poderá ser reproduzido, desde que citada a fonte.


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