postagem de 29 de Março de 2021

Como capturar contatos qualificados para e-mail marketing?

Como capturar contatos qualificados para e-mail marketing?
Entenda a importância de uma lista de contatos qualificada e como adquiri-la

Provavelmente você já recebeu email de alguma marca que você já conhecia e foi cativado pelo conteúdo que parecia “feito para você”.

Essa estratégia é chamada de e-mail marketing e é muito utilizada em campanhas de marketing digital.

Diferente dos spams, que consideramos chatos ou inoportunos, o e-mail marketing é direcionado para um público específico, e tem o consentimento deles para levar informações e divulgar novos conteúdos.

Sendo assim, você deve ter imaginado o quanto é importante uma base de contatos qualificada, que queira receber esses conteúdos, e você tem toda razão!

Para que a estratégia de e-mail marketing seja efetiva, sua empresa precisa capturar contatos qualificados, e é isso que nós vamos te ensinar neste artigo, fique de olho!

O que são contatos qualificados?

Pode parecer tentador comprar uma lista de contatos para aplicar estratégias de marketing, mas a verdade é que, toda e qualquer estratégia precisa ser direcionada, se não você vai dar um tiro no escuro, e as possibilidades de acertar o alvo são muito menores.

Os contatos qualificados, ou leads, como chamamos no universo do marketing e vendas, são pessoas que demonstraram interesse pela sua empresa, e muitas vezes se encaixam no seu público-alvo.

Quando focamos nossos esforços em um contato qualificado, as possibilidades de convertê-lo através das etapas do funil de vendas, são muito maiores.

Mas você sabe como capturar um contato?

Saiba como capturar um contato

Para trabalhar as estratégias de marketing da sua empresa, primeiro você precisa qualificar o lead, e para isso é necessário obter suas informações.

Com a LGPD, é preciso ser muito mais cuidadoso neste processo, e trabalhar com as informações das pessoas somente se elas estiverem realmente de acordo.

Existem diversas maneiras de conseguir capturar contatos qualificados, ou seja, aqueles que têm interesse na sua empresa e conteúdos, tanto online quanto offline, e nós vamos te mostrar algumas delas.

Ações online

Se o usuário estiver dando uma passadinha no seu site e uma olhada nos seus conteúdos, significa que ele tem interesse, pensando nisso, há algumas estratégias que você pode utilizar para capturar o interessado.

Formulários

Seu site pode ter um campo específico para os usuários preencherem formulários, seja para obter orçamento, informações, retorno ou receber conteúdos em forma de e-book, e-mail marketing e até mesmo para se inscreverem em um webinar, live ou curso gratuito.

Seja qual for o intuito, quando esse contato se cadastra ele demonstra interesse pelo seu negócio, e então você pode trabalhar suas informações para encaminhar conteúdos cada vez mais personalizados para ele.

Plugins

Se o seu site está construído sobre a plataforma WordPress, existem inúmeros plugins que fazem esse trabalho por você. O Hello Bar, por exemplo, cria uma barra fixa no topo da página para os usuários cadastrarem seus e-mails gratuitamente.

Caso você queira que uma nova janela (pop-up) se abra, você pode baixar o plugin List Builder. WordPress Call to Action é outro exemplo de plugin. Enfim, há uma infinidade de ferramentas para você criar campos de coletas de e-mail.

Landing page

Uma landing page é uma página específica para conversão. Elas possuem textos atrativos e convidativos, para que o usuário insira suas informações e torne-se um lead qualificado. Elas podem ser colocadas no seu site, e aparecer para o usuário durante a navegação.

Ações offline

Mesmo o e-mail marketing sendo uma estratégia digital, a captação de contatos pode ser feita offline, saiba como:

Eventos presenciais

Festivais, feiras ou outros diversos tipos de eventos presenciais podem ser meios para conseguir contatos, através da captura de informações, que poderão ser passadas para o digital depois e utilizadas para ações como e-mail marketing.

Caso a marca esteja com um estande disponível, é preciso ter algo que chame a atenção e com isso desperte interesse nas pessoas em realizar o cadastro e preencher as informações pessoais.

Após a captação você já pode começar mandando um e-mail de boas-vindas, e a partir daí, basta cultivar o lead!

Como cultivar o relacionamento com um contato qualificado, sem ser chato?

É importante que a pessoa que estiver recebendo o e-mail marketing, além de ter concordado em recebê-los, se sinta livre para interromper o contato quando quiser, isso torna o relacionamento mais leve, e a estratégia menos incisiva.

Portanto você deve se atentar aos botões opt-in e opt-out.

Opt-in é a maneira mais comum de uma pessoa entrar na lista de contato do negócio, pois oferecerá seus dados com o objetivo de estar por dentro do que ocorre naquela organização.

Opt-out é a possibilidade de você se descadastrar daquela lista que já não mais fornece conteúdos relevantes.

Tanto o primeiro quanto o segundo botão dão para as pessoas a possibilidade de estarem no controle dessa estratégia, proporcionando que a experiência delas recebendo seus conteúdos seja muito mais interessante e proveitosa.

Além disso, busque conhecer seus contatos, e direcionar para eles assuntos que sejam realmente interessantes, isso potencializará a relação de vocês ainda mais.

Por que fazer um e-mail marketing?

O e-mail é uma ótima maneira de alcançar pessoas e seus custos são baixos em relação a muitas propagandas de mídia paga.

Mas, como vimos neste artigo, seu sucesso está diretamente relacionado a uma lista de contatos qualificados, e para isso você precisa investir nas possibilidades para capturar as pessoas interessadas no seu negócio, seja online ou offline.

Quando você conquistar uma boa lista de contatos, precisa direcionar os conteúdos do e-mail marketing para o seu público, com objetivo de cultivar uma boa relação e conquistar o lead através do funil de vendas.

Você deve ter percebido o quanto essa estratégia faz sentido e é promissora, mas se ainda se sente confuso em relação à sua prática, não se preocupe, você não precisa saber fazer tudo, você pode contratar quem sabe e tem experiência.

O time de especialistas da Benetton está preparado para isso, e você pode contar conosco!

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Leia também:

O que é um lead e por que é importante nutri-lo?

O que é o funil de vendas e por que é importante usá-lo?

Benetton Comunicação

Por: Débora Leite

Fotos/Créditos: Envato.

O material poderá ser reproduzido, desde que citada a fonte.


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