Como já explicamos, a persona é uma simulação do seu cliente ideal, mas diferente do público-alvo, ela dá uma identidade fictícia do seu cliente, indo além de apenas dados demográficos e ressaltando também seus padrões de vida e comportamento.
Considerando a necessidade de oferecer atendimentos cada vez mais individualizados, a Benetton selecionou alguns tópicos para que você possa dar os primeiros passos na identificação da sua persona. Confira!
Hoje, nós sabemos que oferecer uma comunicação personalizada é a melhor forma de garantir que um cliente seja encantado pelos serviços da empresa e acabe se tornando fiel à marca.
Pense em você mesmo e nas suas decisões de compra: você provavelmente prefere comprar de marcas que falem diretamente com você e saibam identificar seus problemas logo de cara, não é mesmo?
Para chegar nesse nível de identificação é necessário entender as dores que o seu produto resolve e para quem ele é direcionado, esse o objetivo do planejamento de persona.
A importância desse perfil é para que você conheça a fundo a sua marca, seu produto e quem vai vir a ser seu público. Dessa forma você pode desenvolver uma comunicação assertiva e um produto que realmente satisfaça as necessidades do seu cliente, já que, apesar do ditado, você dificilmente venderia gelo para um esquimó.
Agora que você sabe da importância, chegou a hora de descobrir qual é a persona do seu cliente em potencial. Para isso, vamos seguir um processo de 3 passos:
Se a sua empresa precisa estruturar uma persona e já possui uma base de clientes, você pode começar observando os dados das pessoas, hábitos de compra e até mesmo redes sociais para coletar informações relevantes sobre os seus padrões de vida e comportamento.
Caso não tenha uma base sólida, faça essas mesmas pesquisas com pessoas que você identifica que poderiam ser atendidas pela sua empresa e que já mostram interesse em suas ideias, Você pode optar até por desenvolver formulários online e utilizar ferramentas específicas, como o Audience Insights, do Facebook.
Organize as informações e comece a identificar as características em comum de seus clientes, para facilitar, aposte em tabelas e formas de visualização mais práticas.
Conecte tanto padrões comportamentais como dados demográficos, traçando um rascunho da sua persona através de pontos como: idade, cargo, hábitos, frustrações, estilo de vida, cargo, hobbies.
Depois de ter o rascunho pronto, comece a unificar os dados mais relevantes e elaborar perfis fictícios. Pense nela como uma pessoa real, podendo até nomeá-la como nesses exemplos oferecidos pela Rock Content.
Com a sua persona desenvolvida, é hora de usá-las nas suas estratégias de marketing digital!
A persona vai te ajudar a definir os canais de comunicação, tom de voz da empresa, o branding, a estruturar um plano de conteúdo e até mesmo encontrar as melhores formas de converter novos leads.
Quer iniciar seu novo planejamento de marketing de forma precisa? Entre em contato com a nossa equipe para criar um desenvolvimento de estratégias digitais que faça a diferença e gere resultados para você e a sua marca.
Benetton Comunicação
Por: Beatriz Ferreira
Fotos/Créditos: Envato
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