Ainda estamos vivendo os dias da pandemia da COVID-19, e o distanciamento social ainda se faz necessário. A necessidade de ficarmos isolados um dos outros não é fácil, mas a medida é importante para evitarmos a disseminação da doença.
Em março, completaremos 1 ano do primeiro caso de Coronavírus no Brasil. E de lá pra cá, o que mudou? Bom, quando falamos de medidas preventivas, não podemos esquecer do “home office”, modelo de trabalho adotado por muitas empresas para manter seus funcionários mais seguros em casa.
Apesar de ser uma estratégia necessária, o home office trouxe a tona a cultura do pertencimento. Ou a falta dela, nas instituições de trabalho no Brasil.
Afinal, o que é cultura de pertencimento?
A cultura de pertencimento, como o próprio nome diz, indica a cultura que o individuo está inserido. Ou seja, aquilo que ele compartilha com outros membros, sejam tradições, crenças, preferências, entre outros aspectos.
Quando falamos de cultura de pertencimento no ambiente de trabalho, estamos nos referindo a conexão entre os colaboradores.
Porém, manter essa cultura ativa no home office é bastante desafiador, uma vez que distantes, o pertencimento acaba se tornando algo cada vez mais vago.
Segundo o artigo da Melonie Parker, Diretora de Diversidade e Engajamento de Funcionários do Google, para o Think With Google, algumas medidas foram necessárias para manter a cultura de pertencimento ativa durante a pandemia e o home office na empresa. Entre elas a autora destaca algumas dicas importantes:
Dicas para construir uma cultura de pertencimento no home office:
1ª Promova conexões virtuais
2ª Gerencie de maneira igualitária
3ª Ajude as pessoas a se expressarem
4ª Faça reuniões e apresentações acessíveis
Uso da tecnologia para gerenciar e motivar à distância
Para alguns de nós, trabalhar isoladamente pode ser um desafio. Somos seres sociais, uns mais do que outros, e ficar longe fisicamente dos colegas e depender de e-mails para se comunicar pode ser muito complicado. Por isso, tenha a tecnologia como sua aliada!
Na Ultranauts, startup de engenharia de software e qualidade de dados, são usadas ferramentas como o Zoom e o Slack para conectar seus funcionários, promovendo práticas para a diversidade e a inclusão entre seus colaboradores. Aqui na Benetton, temos o Skype e o Meet como nossas principais ferramentas de conexão, além do Operand, onde organizamos nossas pautas e andamento de jobs.
Ainda sobre a Ultranauts, entre algumas práticas adotadas no home office da empresa estão:
Reuniões legendadas
A startup adotou reuniões em vídeos com legendas, para que os colaboradores que preferem absorver as informações através de texto, se sentissem incluídos.
Pautas antecipadas
Além disso, as pautas de reunião são distribuídas com antecedência para que as pessoas que se sentem desconfortáveis em falar possam contribuir por escrito de antemão.
Feedback diário
Na Ultranuats, os funcionários dão feedback diariamente – por exemplo, se acreditam que seus pontos fortes estão sendo valorizados ou se eles se sentem solitários no trabalho.
Aqui na Benetton, nós acreditamos que com um pouco de paciência e adaptação, é possível, sim, tirar este desafio do distanciamento social do caminho.
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Benetton Comunicação
Por: Jacqueline Fernandes
Fotos/Créditos: Envato
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