25 de maio de 2020, em Mineápolis, Estados Unidos.
30 de maio de 2020, na zona sul da capital paulista, aqui no Brasil.
Dias e lugares que parecem diferentes e distantes, mas que são ligados por atos de violência contra a população negra.
A primeira é referente a morte do americano George Floyd, que desencadeou uma sequência de protestos em diversos lugares do mundo. Este foi também o marco da ascensão do movimento Black Lives Matter, que luta pela igualdade e respeito pela população negra.
A segunda data marca a violência de um policial contra uma mulher negra aqui no nosso país, um lugar muitas vezes lembrado pela diversidade, mas que ultimamente tem sido o palco de atos violentos, principalmente contra as minorias.
Lutar contra o racismo é delicado e, exatamente por isso, deve ser um trabalho diário e de todos! Seja na mesa do bar, no jantar com a família, ou até mesmo no ambiente corporativo, todos podemos fazer algo diferente.
E esse é o nosso objetivo com o post de hoje: mostrar como todos nós podemos ajudar!
Independente da sua cor, etnia ou religião, o debate, conversa e o compartilhamento de histórias e experiências são sempre as melhores opções. :)
Para começar, que tal procurar algumas informações, principalmente na nossa história? Entender nosso passado e como ele nos influenciou para chegarmos onde chegamos, pode nos ajudar a entender o peso de uma desigualdade enraizada e o melhor: como diminuí-la!
Depois, entender onde você está e quais são seus privilégios são também algumas das formas de entender seu local de fala e pensar o que você pode fazer, dentro da sua realidade, para ajudar as minorias.
Vale desde assinar uma petição online, conversar com um amigo ou parente que tenha atitudes racistas, até participar de protestos! Ao caminhar pela rota da informação e do reconhecimento, você passa a ter outras visões de mundo.
Conhecer histórias, crenças e dificuldades. Só assim que é possível não ser indiferente e mais: criar laços que ajudem a combater tais indiferenças.
Estamos vivendo um momento único, sim!
Uma pandemia mundial está acontecendo e, mesmo assim, milhares de pessoas já foram para as ruas lutar pelos direitos das minorias. E com tantos questionamentos sendo feitos, é claro que as marcas não ficariam de fora.
As pessoas estão cobrando pelo posicionamento de grandes empresas e as respostas, aos poucos, estão chegando, como podemos ver nesse outros post que fizemos no blog.
Mas a boa notícia é que nós, profissionais de comunicação, sempre podemos fazer mais! E nós estamos aqui para te dizer e também para descobrir como.
1. Promova o debate!
Seja na sua agência, no seu departamento de marketing ou de comunicação interna, o importante é conversar!
Entender o que as pessoas têm a dizer sobre isso pode ajudar a encontrar diferentes caminhos para promover a diversidade no seu ambiente corporativo.
2. Mostre seus dados!
Para falar sobre diversidade, é preciso promovê-la! Por isso, apresentar a diversidade da sua equipe é essencial! Seja entre o número de homens e mulheres, brancos e negros, etnias e orientações sexuais.
Quanto mais plural forem as pessoas que produzem um conteúdo, mais plural ele será!
E lembre-se: se seus números não mostram diversidade, isso não significa que eles precisam ser assim para sempre. ;)
3. Mude a forma como você se comunica!
Como é a sua comunicação? Suas peças e artes mostram a diversidade do nosso país?
Para fazer qualquer tipo de mudança, é preciso exercitá-la! E para te dar uma mãozinha, separamos algumas ferramentas que podem transformar seu dia a dia:
Banco de imagem apenas com pessoas negras: aqui vai um banco de imagens gratuito e apenas de pessoas negras!
Entreviste um negro: esse é especialmente para os jornalistas que estão precisando de uma fonte, ou então para quem quer ser a fonte de uma nova matéria!
Faça um plano de comunicação diverso: você sabe quantas datas comemorativas existem para relembrar a importância da diversidade? Ou melhor, você sabe a importância de todas essas datas? Se você quer se tornar uma empresa diversa e ajudar nessa luta, inclua esse objetivo no seu plano de comunicação! É ele que te ajudará a criar as próximas etapas!
Aqui na Benetton Comunicação, nós mulheres, somos a maioria! Mas também sabemos que podemos mudar muito mais! E melhor, podemos fazer isso juntos!
Estamos dispostos a ter uma comunicação e uma publicidade que seja de todos e para todos! E então? Vamos juntos?
Benetton Comunicação
Por: Gabriele Fernandez
Fotos/Créditos: Nappy
O material poderá ser reproduzido desde que citado fonte.