Evidentemente, você já deve ter ouvido falar sobre as soft e hard skills, as principais competências para se destacar no mercado de trabalho. Esses termos ganharam muita visibilidade durante a pandemia, mas na verdade, existem desde os anos 60 e foram criados para humanizar o treinamento militar feito nos Estados Unidos nessa época.
O principal ponto de partida para se analisar tais habilidades é um só: aprender a diferenciá-las. As soft kills, como o próprio nome já diz, são suaves, sutis e agradáveis. São as capacidades que abrangem as relações interpessoais e o comportamento humano. Aqui entram os traços de personalidade de cada indivíduo, bem como as influências de experiências anteriores.
Já as hard skills, por outro lado, correspodem às aptidões técnicas, adquiridas no decorrer de um curso profissionalizante ou através da prática constante de determinada atividade. São facilmente comprovadas por diplomas, testes, certificados de qualificação, etc.
Resumidamente, temos:
Soft skills – habilidades de convivência
Hard skills – capacitações individuais
E não para por aí!
Atualmente, surgiram também as real skills ou habilidades verdadeiras, que correspondem à aplicação conjunta das soft e hard skills em uma só pessoa. Afinal, alguém que possui um extenso currículo também precisa ser capaz de liderar ou ao menos integrar um time diversificado. Assim, experiências são compartilhadas e a produtividade aumenta de forma significativa.
Agora que já entendemos a origem e aplicação de cada um dos termos, vamos ao que realmente interessa: quais as principais competências para quem quer viver de marketing? Calma, respira que a Benetton te ensina!
1º- Adaptabilidade: seja capaz de entender, reagir positivamente e acompanhar as transformações do cotidiano. Essa é uma soft skill primordial para os marketeiros e publicitários de plantão – por isso entrou em primeiro na lista, para chamar sua atenção!
2º- Expert em negociação: através dessa hard skill, você esbanja seus conhecimentos técnicos sobre vendas, influência e relacionamento com o cliente para dominar qualquer negociação que assumir.
3º- Alta percepção: essa real skill diz respeito à capacidade de pensar no futuro, perceber as novas tendências do mercado e utilizá-las de forma estratégica. Aqui na Benetton, aplicamos essa competência ao focar em trazer resultados para o cliente.
Se você procura por uma equipe altamente capacitada, perspicaz e adaptável, entre em contato conosco. Estamos sempre buscando aprimorar nossos conhecimentos e habilidades não só através dos estudos, mas também da prática.
Benetton Comunicação
Por: Mariana Romeira
Fotos/Créditos: Envato
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