A pandemia do novo Coronavírus (COVID-19), foi decretada pela Organização Mundial de Saúde (OMS) e as últimas semanas estão sendo desafiadoras para os mais variados setores, e a comunicação é um dos segmentos que também está sendo muito impactado.
O novo surto do Coronavírus impactou diretamente as estratégias de comunicação e marketing, a prova disso foi não apenas as campanhas, mas também a área de eventos que começou a sentir os impactos com os cancelamentos de shows por parte das autoridades federais, estaduais e/ou municipais do país. Shows com meses de planejamento, eventos grandiosos com plateias aglomerado de pessoas.
Mas além dos eventos, as estratégias de comumicação estão sendo impactadas com o Coronavírus. Três grandes anunciantes como a Hershey, a Coors Light e o KFC mudaram emergencialmente os comerciais por conta da pandemia, que não queriam que tivessem má interpretação na comunicação. Sensibilidade ou estratégia?
Basicamente as marcas estão com foco agora mais no produto e menos nas situações, sejam externas (que envolvam beijos, abraços e "se deliciando" com doces, bebidas, comidas em público), pois poderia soar como inapropriado ou mesmo idelicado, durante o surto do Coronavírus.
Além disso, feiras internacionais, palestras, tudo tem sido alterado e cancelado, tudo também porque voos não estão saindo dos países por conta de da situação mundial. Independente do propósito de venda da marca, agora o momento é de alerta e todos estão atentos à comunicação para que seja o menos impactante (negativamente) possível.
Benetton Comunicação
Por: Juliana Alquete
Fotos/ Créditos: Envato
O material poderá ser reproduzido, desde que citado fonte.