"E se você vivesse num lugar que não aparece no mapa?". Essa é a pergunta que inicia o documentário "The revolutionary optimists".
O Google Maps é referência para localizar inúmeros endereços, porém não disponibiliza informações sobre a favela de Kolkata, na Índia. A região aparece em branco, como se não existisse nada no local.
Com isso, crianças de 10 a 14 anos resolveram sair às ruas e criar um mapa por conta própria, com todas as casas existentes, devidamente desenhadas, numeradas e coloridas à mão.
Não contentes apenas com o feito cartográfico, os "Valentes de Calcutá" (ou "The Daredevils of Kolkata", no original), como ficaram conhecidos, resolveram usar o mapa que eles desenvolveram para organizar uma campanha de vacinação contra a poliomielite.
[video]
Com a ajuda de um projeto da Universidade de Columbia foi possível identificar as áreas em que os habitantes não tiveram acesso à vacina, localizaram os postos de saúde mais próximos e proporcionaram ainda um aumento em 80% o número de vacinações na comunidade.
Junto com o mapeamento, as crianças listaram outras preocupações como o combate a malária, o incentivo à escola, a procura por fontes de água e a melhora da higiene pública.
Essas são as crianças salvando vidas e solucionando problemas.