A satisfação em saber que você vai pagar menos em algo é incrível para os consumidores, e as marcas sabem disso muito bem. Por isso, a estratégia de oferecer cupons de desconto no meio digital ainda existe e vem crescendo nos negócios online.
Quer entender como? Leia este artigo até o fim e fique por dentro!
Seja desconto para quem realiza a primeira compra no app, oportunidade para pagar mais barato nos itens parados no carrinho, convite de digitais influencers ou até mesmo para comemorar uma data especial, os cupons fazem parte da estratégia de marketing das empresas, e tem como objetivo aumentar a receita da mesma, fidelizando clientes.
Essa estratégia tem mostrado resultados, afinal, quem não se sente tentado a finalizar uma compra com aquele “empurrãozinho” que o cupom de desconto oferece, não é mesmo?
É por isso que muitas empresas apostam nos cupons para saírem da crise em tempos difíceis ou expandirem seu público.
Essa ação pode ser ligada a diversas estratégias de marketing e auxiliar a empresa a alcançar seus objetivos. Veja algumas formas de utilizá-la para beneficiar sua marca:
Sabe quando você precisa gastar para receber? É basicamente isso o que esse tipo de cupom faz, oferece a possibilidade de ganhar um descontinho apenas para compras a partir de determinado valor.
É um ótimo gatilho mental, pois estimula a pessoa a comprar, pensando que sairá no lucro com seu cupom.
Manter um cliente é muito mais fácil do que conquistar um novo e, para isso, você só precisa zelar pelo relacionamento de vocês.
Oferecer cupons para clientes fiéis é uma ótima opção para fortalecer a relação e mimar quem está sempre por perto.
É importante ser atencioso e carinhoso com esse público, quanto mais você prestar atenção aos detalhes melhor será o resultado das suas ações.
Por exemplo, envie cupons no aniversário, Dia das Mães ou em outras datas que combinem com o perfil de cada pessoa. Mostre que você conhece seu cliente de verdade!
É aí que entra o cupom de desconto, para estimular o fechamento do negócio. Assim, vale mais uma vez contar com gatilhos mentais estratégicos, como o da urgência (cupom válido apenas para determinada data) e o da escassez (oferta limitada), por exemplo.
Agora que você entendeu como oferecer descontos pode potencializar suas vendas, conheça algumas empresas que conhecem bem essa estratégia e não têm medo de ousar.
Especialistas em presentear, o Ifood é mestre em oferecer cupons para os seus clientes, seja entrega grátis, desconto em mercado ou restaurantes. E quando bate aquela fominha, os consumidores correm para a aba de cupons, para verificar quais estão disponíveis e como gastar.
Na maioria das vezes eles são válidos apenas a partir de determinado valor e as pessoas precisam gastar para usá-los.
A marca ousou e criou um evento exclusivo de descontos para os assinantes do Amazon Prime, com ofertas em diversas categorias. É ou não é uma ótima estratégia para um bom marketing de relacionamento com o público fiel?
Seja cupons oferecidos pelo e-mail ou ofertas em datas especiais, a Saraiva está sempre mimando seus clientes e captando leads através dessa estratégia.
No site há até uma aba “cupom de desconto” com informações sobre os cupons disponíveis e como utilizá-los.
O consumidor moderno está antenado e deseja consumir de marcas com as quais ele se relacione bem, além disso, o mundo virtual abre muitas possibilidades para o desenvolvimento de gatilhos mentais, que direcionam o cliente até as etapas finais do funil de vendas.
Neste cenário, os cupons atuam como um presente para o consumidor, com foco em nutrir a relação entre ele e a empresa, estimulando o interesse e finalização de compras, aumentando a receita das lojas virtuais.
Se você deseja potencializar as estratégias de marketing do seu negócio, aplique cupons em e-mails marketing, landing pages, divulgação por meio de digitais influencers e outros.
Mas, para isso, é necessário entender melhor a ferramenta e o Time Laranja pode te ajudar!
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Benetton Comunicação
Por: Débora Leite
Fotos/Créditos: Envato
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