postagem de 23 de Junho de 2021

Cupons de desconto: benefícios para sua estratégia de marketing

Cupons de desconto: benefícios para sua estratégia de marketing
Saiba como os cupons de desconto podem ser usados para aumentar a receita do seu negócio!

A satisfação em saber que você vai pagar menos em algo é incrível para os consumidores, e as marcas sabem disso muito bem. Por isso, a estratégia de oferecer cupons de desconto no meio digital ainda existe e vem crescendo nos negócios online.

Quer entender como? Leia este artigo até o fim e fique por dentro!

O que são cupons de desconto?

O cupom de desconto nada mais é do que um código especial disponibilizado por lojas para dar um desconto extra ao consumidor durante uma compra na internet.

Seja desconto para quem realiza a primeira compra no app, oportunidade para pagar mais barato nos itens parados no carrinho, convite de digitais influencers ou até mesmo para comemorar uma data especial, os cupons fazem parte da estratégia de marketing das empresas, e tem como objetivo aumentar a receita da mesma, fidelizando clientes.

Essa estratégia tem mostrado resultados, afinal, quem não se sente tentado a finalizar uma compra com aquele “empurrãozinho” que o cupom de desconto oferece, não é mesmo?

É por isso que muitas empresas apostam nos cupons para saírem da crise em tempos difíceis ou expandirem seu público.

Foram realizadas 78,5 milhões de compras online nos três primeiros meses do ano, um aumento de 57,4% em comparação ao mesmo período do ano passado. Esta quantidade de compras resultou em um faturamento de R$ 35,2 bilhões para o e-commerce entre janeiro e março de 2021, aumento de 72,2% na comparação com 2020.

3 benefícios de utilizar cupons na estratégia de marketing

Essa ação pode ser ligada a diversas estratégias de marketing e auxiliar a empresa a alcançar seus objetivos. Veja algumas formas de utilizá-la para beneficiar sua marca:

Estímulo de compras com valores mais altos

Sabe quando você precisa gastar para receber? É basicamente isso o que esse tipo de cupom faz, oferece a possibilidade de ganhar um descontinho apenas para compras a partir de determinado valor.

É um ótimo gatilho mental, pois estimula a pessoa a comprar, pensando que sairá no lucro com seu cupom.

Marketing de relacionamento

Manter um cliente é muito mais fácil do que conquistar um novo e, para isso, você só precisa zelar pelo relacionamento de vocês.

Oferecer cupons para clientes fiéis é uma ótima opção para fortalecer a relação e mimar quem está sempre por perto.

É importante ser atencioso e carinhoso com esse público, quanto mais você prestar atenção aos detalhes melhor será o resultado das suas ações.

Por exemplo, envie cupons no aniversário, Dia das Mães ou em outras datas que combinem com o perfil de cada pessoa. Mostre que você conhece seu cliente de verdade!

Incentivo à conclusão da compra

De acordo com estudo do Ibope E-Commerce, 63 carrinhos são abandonados a cada 100 transações de e-commerce no Brasil. Isso acontece por causa do alto valor do frete, por desistência após comparação de preços ou pelo simples sentimento de não estar pronto para concluir a compra.

É aí que entra o cupom de desconto, para estimular o fechamento do negócio. Assim, vale mais uma vez contar com gatilhos mentais estratégicos, como o da urgência (cupom válido apenas para determinada data) e o da escassez (oferta limitada), por exemplo.

Empresas que fazem bom uso dessa estratégia

Agora que você entendeu como oferecer descontos pode potencializar suas vendas, conheça algumas empresas que conhecem bem essa estratégia e não têm medo de ousar.

Ifood

Especialistas em presentear, o Ifood é mestre em oferecer cupons para os seus clientes, seja entrega grátis, desconto em mercado ou restaurantes. E quando bate aquela fominha, os consumidores correm para a aba de cupons, para verificar quais estão disponíveis e como gastar.

Na maioria das vezes eles são válidos apenas a partir de determinado valor e as pessoas precisam gastar para usá-los.

Amazon

A marca ousou e criou um evento exclusivo de descontos para os assinantes do Amazon Prime, com ofertas em diversas categorias. É ou não é uma ótima estratégia para um bom marketing de relacionamento com o público fiel?

Saraiva

Seja cupons oferecidos pelo e-mail ou ofertas em datas especiais, a Saraiva está sempre mimando seus clientes e captando leads através dessa estratégia.

No site há até uma aba “cupom de desconto” com informações sobre os cupons disponíveis e como utilizá-los.

Por que os cupons de desconto são vantajosos para as lojas virtuais?

O consumidor moderno está antenado e deseja consumir de marcas com as quais ele se relacione bem, além disso, o mundo virtual abre muitas possibilidades para o desenvolvimento de gatilhos mentais, que direcionam o cliente até as etapas finais do funil de vendas.

Neste cenário, os cupons atuam como um presente para o consumidor, com foco em nutrir a relação entre ele e a empresa, estimulando o interesse e finalização de compras, aumentando a receita das lojas virtuais.

Se você deseja potencializar as estratégias de marketing do seu negócio, aplique cupons em e-mails marketing, landing pages, divulgação por meio de digitais influencers e outros.

Mas, para isso, é necessário entender melhor a ferramenta e o Time Laranja pode te ajudar!

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Benetton Comunicação

Por: Débora Leite

Fotos/Créditos: Envato

O material poderá ser reproduzido, desde que citada a fonte.


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