Nós da Benetton Comunicação, uma agência de publicidade (que na verdade é um pouco mais que isso, rs), também tivemos que nos adaptar durante a crise do novo coronavírus e, por isso, decidimos compartilhar com vocês algumas das técnicas e ferramentas que têm sido essenciais para esse momento.
Essas são dicas servem para as empresas que tiveram que adaptar seus trabalhos para o home office, mas também para quem precisa se reinventar e continuar vendendo, mesmo de portas fechadas (sim, como nós).
Olha só:
1. O trabalho ainda é de todos!
Quanto mais sua equipe estiver unida nesse momento, melhor! Por isso, tente criar métodos para que todos possam acessar de maneira fácil e rápida os principais documentos utilizados na sua empresa.
Por sermos uma agência de publicidade, trabalhamos com muitas imagens e textos, o que pode fazer com que os arquivos fiquem pesados, por isso, utilizamos muito o Google Drive.
Também criamos pastas para cada departamento e para cada cliente. Além disso, é ideal fazer uma organização de uma forma que seja fácil e comum para todos.
Aqui escolhemos separar por meses e semanas, além de nomear os arquivos com o assunto daquele post, por exemplo.
Lembre-se sempre: organização é tudo!
2. Gerencie suas tarefas
Seja no departamento de marketing de uma empresa ou uma agência de publicidade, quem trabalha com comunicação sabe que é preciso ter uma ferramenta para controlar as demandas das equipes.
Sem esse controle é fácil perder prazos ou até mesmo esquecer de realizar alguma atividade.
Para isso, existem diversas ferramentas e softwares que podem ajudar. Entre eles estão: Operand, Monday e eKyte.
3. Uma dose de descontração é bom
Ok, ninguém é feito de pedra, nem nós.
Por isso, apesar de estarmos distantes, é importante manter o ambiente de trabalho o mais aconchegante possível. Então, já pensou em decorar sua mesa de home office?
Além disso, sua equipe também pode fazer uma playlist colaborativa no Spotify para ouvirem juntos na sexta-feira, por exemplo. Para se inspirar, nosso time laranja já preparou uma e você pode ouvir clicando aqui.
Essa também é uma forma de humanizar sua empresa e sua marca. Então, depois de preparar a playlist não se esqueça de compartilhar nas suas redes sociais, tá bem?
E por falar em música, o isolamento social não significa que o happy hour precisa acabar. Muito pelo contrário! Depois da última reunião do dia, abra sua cerveja ou vinho e continue na chamada de vídeo com a galera do escritório :).
4. Comunicação: a palavra da vez
Em tempos de isolamento social, em que as pessoas estão ainda mais distantes, é preciso ter um método de comunicação eficaz e que funcione para todos.
Como uma agência de publicidade, não podemos deixar a comunicação de lado e por isso, intensificamos nossas reuniões. Fazemos todos os dias uma reunião no período da manhã e outra no final da tarde.
Além disso, utilizamos o aplicativo Skype para manter as conversas diárias. Uma dica é criar grupos para cada setor da sua empresa (já que eles devem estar bem alinhados). É o que fizemos por aqui: um grupo para Produção de Conteúdo, outro grupo para os Designers, etc.
E como todos nesse mundo, também não vivemos sem WhatsApp. Por isso, também utilizamos a rede social de mensagens instantâneas para mantermos uma comunicação muito próxima com nossos clientes.
O mesmo vale para nossas redes sociais! Afinal, nem precisamos falar sobre a importância da comunicação cada vez mais humanizada (mas se quiser, você pode ver sobre isso nesse post).
Além disso, existe também uma ferramenta que pode ser um grande divisor de águas no seu negócio.
Afinal, você já pensou em inovar na forma de recepcionar pedidos e negociações? Ou então, já pensou em utilizar outros meios além de e-mails e telefone?
Já imaginou ter um sistema que te ajude a organizar isso através do WhatsApp? Ou, ainda, uma ferramenta para gerir possíveis novos clientes!
Pois é, nós já utilizamos essa ferramenta por aqui (e garantimos que é sucesso, viu?). E por isso, também estamos te oferecendo ela por apenas R$ 19* mensais + um valor de fee mensal da agência, que cabe no seu orçamento (escalonável), para criar e administrar suas estratégias de marketing!
Viu só? No final das contas a gente se considera mais do que uma agência de publicidade, mas também seu parceiro! Esse é o nosso jeito Benetton de fazer as coisas funcionarem: compartilhando dicas e oferecendo o melhor em comunicação, estratégia e marketing!
Para saber mais, clique aqui :).
Benetton Comunicação
Por: Gabriele Fernandez
Fotos/Créditos: Envato
O material poderá ser reproduzido, desde que citado fonte.