postagem de 11 de Outubro de 2019

Democratização de conteúdo: como o YouTube se tornou indispensável para os brasileiros

Democratização de conteúdo: como o YouTube se tornou indispensável para os brasileiros
Capaz de atender as necessidades individuais de milhões de pessoas, o YouTube populariza o compartilhamento e acesso ao conhecimento e entretenimento.

Montar uma estante, se divertir ou ficar por dentro das últimas novidades, tudo isso 24 horas por dia, todos os dias, a qualquer hora. As audiências massivas recorrem ao YouTube em busca de conhecimento, conexão, entretenimento e identidade, um campo fértil de possibilidades para marcas que desejam ganhar escala sem abrir mão da personalização, já que cada usuário tem uma experiência única e pessoal na plataforma.

E aí vem a pergunta para os profissionais de marketing: por onde começar a democratização de conteúdo?

É aqui que iniciamos a jornada pelos momentos do dia que podem nos dar algumas pistas e inspirações. Divulgado pelo YouTube Insights, um gráfico ilustrado nos guia pela plataforma, entendendo o comportamento dos usuários e sua forma utilizar a plataforma, vamos lá!

- Manhã: lifestyle, inspiração e notícias. Depois das notícias da manhã, as pessoas demonstram mais interesse em assistir temas aspiracionais, dando preferência aos conteúdos que promovam autoaperfeiçoamento, vídeos ou canais que estimulam a capacidade de se desafiar, oferecer suporte e/ou permitir o desenvolvimento da expressão individual.

- Tarde: conquistando atenção exclusiva. Ouvir música, assistir a canais de humor e games são as categorias que despertam mais interesse na hora do almoço. Séries e esportes estão entre os assuntos preferidos do público. E dentro desses segmentos, as transmissões ao vivo fazem sucesso entre torcedores de futebol e gamers.

- Noite: quem dá “boa noite” é o YouTube. Entre as plataformas de vídeo on-line, o YouTube se tornou indispensável e se mantém como fonte de inspiração que segue ganhando força ao longo do dia, atingindo seu pico de exclusividade durante a noite. Falando nisso, as últimas horas do dia são super relevantes: esse período é considerado o primetime do player, atingindo ótimos índices de audiência.

O panorama é diverso sobre o hábito de consumo dos usuários no YouTube e a pluralidade dos conteúdos é regra. Se ainda comparamos as informações com a televisão e sua programação, os números impressionam ainda mais: em todos os momentos do dia, a plataforma desponta como favorita do público, apresentando índices maiores de atenção exclusiva do que o conteúdo visto na TV. E se ainda compararmos a audiência, o YouTube segue crescendo ao longo do dia, se comparada à da televisão.

Diante desse cenário, o que vai mudando são os tipos de assuntos escolhidos, que vão se alternando e se adaptando aos gostos e demandas de cada um. E isso acontece a qualquer momento do dia, indo do conselho matinal ao puro entretenimento, como lives de grupos que compartilham a mesma paixão.

Seja para se descobrir e encontrar representatividade, para distrair a cabeça, aprender e se informar, ou para puxar assunto, encontrar interesses em comum e interagir, entregar exatamente o tipo de conteúdo que as pessoas querem para cada hora do dia é o verdadeiro trunfo para um público autônomo e exigente. No fim, o que prevalece são as jornadas únicas que cada um percorre na plataforma de acordo com o momento ou o estado de espírito. Com conteúdos tão diversos, o YouTube é o lugar para fazer conexões verdadeiras.


Benetton Comunicação
Por: Bharbara Sousa
Fotos/ Créditos: Divulgação

O material poderá ser reproduzido, desde que citado a fonte.

ei, você do celular

nos diga seu e-mail e fique sabendo tudo que rolou na semana!
somos resultados, estratégia, gestão, design e ux.

aliás, desejamos que sua experiência no site laranja seja inspiradora! ;)

Benetton Comunicação
Política de
privacidade