Com a pandemia, isolamento social e home office, muito se falou sobre a adaptação das empresas e marcas ao novo pensamento do consumidor e suas novas manias.
Mas em meio a tantas mudanças e foco total das empresas no consumidor, em algum momento você já pensou na experiência dos seus colaboradores?
Já falamos em outros conteúdos aqui do blog sobre a importância de ações que promovam a inclusão do time de colaboradores, mesmo em tempos de home office.
E foi pensando nisso, na geração de ações que garantam a positividade, bem-estar e conforto da equipe, que foi criado o employee experience, em tradução livre experiência do colaborador, que tem o objetivo de evidenciar o propósito do trabalho, trazendo à tona o valor dos colaboradores.
Quer saber mais sobre essa prática, seus benefícios e por que você deve aplicá-la ao seu time? Acompanhe o artigo até o final!
Como comentamos acima, o employee experience é o processo de gestão de pessoas, que une em um só conceito ideias/ações que buscam promover a experiência positiva do colaborador, a fim de evidenciar seus valores.
Este é um conceito que une o RH e pessoas com cargos mais altos, como gestores e gerentes, para a determinação de ações que serão desenvolvidas não apenas aos profissionais que já fazem parte da empresa, mas pensando também em novos colaboradores, com o intuito de despertar o interesse em fazerem parte deste time.
É claro que as empresas e companhias estão cada vez mais interessadas em adotar ideias que favoreçam não apenas o desempenho dos colaboradores, mas também que desperte, no íntimo de cada um, o sentimento de estar no lugar certo e a certeza de que está em uma empresa que o respeita como profissional e, acima de tudo, como ser humano.
Essa atitude por parte das empresas é um reflexo da evolução do mercado que, em um processo de amadurecimento, vem cobrando cada vez mais a competitividade entre companhias.
Assim sendo, a aplicação do conceito de employee experience é o desenvolvimento de iniciativas que despertem os pontos citados acima em cada colaborador e que ainda traz diversas vantagens, como:
Além de trazer diversos benefícios à empresa, a aplicação do EX traz também melhorias ao nível de produtividade do colaborador, uma vez que o mesmo recebe o reconhecimento merecido de acordo com seus esforços com a companhia.
Um relatório de 2018 publicado pela IBM, The Financial Impact of a Positive Employee Experience, que fala sobre o impacto da experiência do colaborador, mostra que empresas que contam com o employee expericence dentro de seus processos possuem 3x o retorno sobre ativos e, sobre as vendas, 2x. Mais uma prova de que colaborador feliz é mais produtivo!
Para uma empresa aplicar o employee experience, alguns pontos são necessários, como:
Ouvir mais o time de colaboradores
Assim como marcas ouvem seus seguidores e consumidores antes de traçar novas estratégias e ir de acordo com o que eles buscam, para traçar um bom planejamento de EX é necessário ouvir quais as principais dores, opiniões e necessidades dos colaboradores.
Como fazer isso? Disponibilize ferramentas abertas para essa comunicação, deixando claro o objetivo, que é de ouvir tudo o que o colaborador tiver a dizer. O colaborador deve sentir-se seguro e que a empresa está disposta a lhe dar ouvidos.
Mapear a jornada do colaborador
A ideia de mapear a jornada do colaborador nada mais é do que pensar em todas as etapas que ele passou até chegar em seu cargo atual, compreendendo sua jornada.
É de extrema importância dar atenção a cada detalhe, como qual foi o processo de admissão deste colaborador, sua adaptação, promoções, etc.
Gerar oportunidades de crescimento
A oportunidade de crescimento na empresa é um dos principais pontos do EX, portanto, para a aplicação do conceito, é importante criar estratégias que ofereçam este crescimento ao colaborador.
Isso pode ser feito através de programas de mentoria, acompanhamento constante de processos, oportunidades de cursos e outras ações que promovam o desenvolvimento profissional dos colaboradores.
Criar programa de feedback
Assim como existe a importância da empresa estar aberta a ouvir o que o colaborador tem a dizer, o feedback é um ponto que além de colaborar com o aumento de produtividade do colaborador, também mostra que a empresa está atenta aos processos realizados pelo time.
Importante: é necessário lembrar que feedback se trata de um retorno sobre o trabalho do colaborador e nem sempre ele será positivo, mas quando houverem críticas, que sejam construtivas, com o intuito de melhorar o que pode ser melhorado e nunca com a intenção de desanimar o time!
Aqui na Benetton, seguimos em busca de novas estratégias para trazer essa ideia ao nosso time e, cada vez mais, vê-los motivados!
"Através do employee experience é possível engajar o colaborador de forma que ele produza mais e com qualidade. O impacto dessa produtividade em um negócio vem a longo prazo, porém, é extremamente significativo!" este é o pensamento da nossa head de planejamentos, Amanda Polizinani, que está sempre em busca de trazer as melhores ideias, dicas e estratégias ao nosso time.
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Benetton Comunicação
Por: Laís Amorim
Fotos/Créditos: Envato
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