Vamos abordar a relação entre o marketing e as demandas sociais porque se tem algo que não sai de moda é fazer bem ao próximo e arregaçar as mangas para melhorar este mundo, concorda?
O momento é muito bom porque nesta época, em que o final de ano se aproxima, as pessoas têm a tendência de estarem mais abertas a um olhar empático sobre as dificuldades alheias, portanto, bora começar a planejar e a executar tais ações.
Vem com a gente entender um pouco mais sobre cada um destes processos de marketing.
De maneira resumida, falar em ações de marketing social seria o mesmo que descrever ações voltadas para transformação do comportamento das pessoas em relação a determinados temas.
É feito pelo governo e não visa retorno financeiro, sim o engajamento maior da população no apoio à melhoria na educação, na saúde e daí por diante. São campanhas pensadas on e offline cujo desempenho é medido através de indicadores sociais.
Um bom exemplo de marketing social é o Programa do Ministério da Educação que gerou uma Campanha para o Projeto “Conta Para Mim”.
Este projeto oferece gratuitamente orientações, em cartilhas e videos, que ensinam os pais a incentivarem as crianças a lerem, começando no ambiente familiar.
As ações fazem parte de um plano maior que é a Política Nacional de Alfabetização e, a cada ano, as escolas públicas passam por avaliações que medem os resultados desse plano de marketing social voltado para educação infantil.
Dessa forma, com o passar dos anos, é possível verificar por meio dos dados o que vem dando certo e aperfeiçoar o plano de ação para o futuro - ações que fazem parte de todo plano de marketing.
Já no marketing de causas sociais o objetivo é bem definido no início do planejamento e busca angariar doações para uma organização específica, seja em forma de dinheiro (que é a forma mais comum), como também em doações de recursos físicos ou mesmo de contribuição voluntária.
O principal impacto acontece no contexto no qual a organização que realiza a campanha de marketing de causas sociais está inserida. Um case legal é o da Perdigão: a empresa doa um chester para uma família carente a cada produto vendido.
A Campanha acontece em parceria com a Mesa Brasil da Rede SESC. Neste caso, além de fazer a Ceia de Natal mais feliz para muitos que não teriam essa condição, a empresa também fortalece sua marca, associando-a com uma atuação ética, mais humanizada e que pratica o discurso da causa social.
Se você ainda não estava planejando ações de marketing de causas sociais, procure a Benetton. Mesmo que a gente não ‘coloque o bloco na rua’ em 2021, o próximo ano está aí cheio de oportunidades de atuação para empresas que querem se destacar positivamente fazendo este trabalho.
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Benetton Comunicação
Por: Ludmila Prado
Fotos/Créditos: Envato
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