Com a pandemia, os eventos tiveram que se reinventar, mas isso não é mais novidade pra ninguém.
Ainda que em 2021 alguns que foram adiados tenham retomado com "meia normalidade", alguns ainda preferiram esperar ou ainda realizarem apenas no online.
Adiado duas vezes, o Festival de Inverno de Campos do Jordão, reconhecido como o maior evento de música clássica da América Latina, começou no último dia 3 e, assim como comentamos, está sendo realizado em um novo formato: com apresentações presenciais reduzidas e transmissão online.
E se você está cumprindo a quarentena, vai ficar em casa por esses dias, que tal curtir o evento e, de quebra, estimular a produtividade através da música clássica?
Acompanhe o artigo até o final e entenda como a música clássica pode ajudar a estimular sua produtividade!
Durante o isolamento, a atenção com autocuidado, saúde mental e produtividade foi essencial para nos ajudar a focar no que mais importa, no meio disso tudo: nós mesmos. Com tantas notícias, medo e fato de não podermos ver com tanta frequência quem amamos, manter a saúde mental foi (e ainda é) um grande desafio.
No quesito produtividade, o grande efeito da pandemia na produtividade da população mundial veio por conta das incertezas, as demissões em massa, grandes companhias fechando, entre outros.
Em meio a isso tudo, buscar opções para cuidar dos três pontos citados acima virou questão de sobrevivência.
Simples: ouvir uma música que relaxe seu corpo e traga benefícios para a sua saúde, é um dos maiores cuidados que podemos oferecer a nós mesmos.
Além disso, a música clássica colabora com a extinção de ruídos externos, colaborando com a memorização, assimilação do que estiver sendo estudado, concentração e, consequentemente, estimula a produtividade e criatividade.
Além da criatividade, o que mais a música clássica pode te trazer de bom?
- Reduz o estresse: de acordo com cientistas, o ritmo da música clássica se assemelha com o ritmo do coração humano, aliviando os sintomas de ansiedade e depressão;
- Diminui a pressão arterial: em um estudo realizado na Universidade de San Diego, foram analisadas as mudanças na pressão arterial de pessoas ouvindo música clássica, jazz ou pop. Aqueles que ouviram música clássica tiveram níveis mais baixos de pressão arterial sistólica após o experimento, em comparação aos que não ouviram música alguma ou escutaram outros estilos musicais;
- Combate à insônia: a música clássica ajuda no sono porque conta com ritmos e padrões tonais que criam ondas cerebrais lentas, em um clima meditativo.
Gostou do conteúdo?
Agora é só procurar uma playlist de música clássica e deixar sua mente viajar!
Benetton Comunicação
Por: Laís Amorim
Fotos/Créditos: Envato
O material poderá ser reproduzido, desde que citada a fonte.