Em constante atualização, agora o Facebook divulgou que está em busca de consolidar sua marca como guarda-chuva de um ecossistema de plataformas digitais.
A ideia é de que propriedades como Instagram e WhatsApp sejam remarcadas com um “From Facebook”, significando que pertencem ao Facebook.
Por meio de um comunicado, a companhia explicou que o que querem é clareza sobre quais produtos e serviços fazem parte do Facebook.
Os novos nomes devem aparecer nas lojas e dentro dos aplicativos.
É um passo importante que a companhia toma, pois, de acordo com o mecanismo de pesquisas DuckDuckGo, até o ano passado, mais da metade das pessoas que utilizavam Instagram e WhatsApp não sabiam que ambos pertenciam ao Facebook. Vale lembrar que o “selo” Facebook já era utilizado em outras tecnologias da empresa, como o Workplace (ferramenta corporativa para organizar fluxo de comunicações no trabalho), o Portal (dispositivo para chamadas) e o Oculus (óculos de realidade virtual).
Apesar da empresa não ter dado mais detalhes sobre sua nova estratégia, podemos sugerir que a proposta da iniciativa é também reforçar o Facebook como um pool de soluções integradas tanto no universo B2C como no universo B2B.
É importante lembrar que enquanto a marca sofreu nos últimos dois anos com uma crise de imagem originada pela questão da privacidade de dados, WhatsApp, Instagram e outras propriedades da marca não receberam esse mesmo impacto.
Em 2018, uma pesquisa da Pew Research descobriu que mais de 42% dos americanos resolveram dar um tempo na verificação do aplicativo original do Facebook, e mais de um quarto excluiu o aplicativo de seus telefones após o caso envolvendo a Cambridge Analytica.