Se você está começando a trabalhar com Marketing Digital agora ou acabou de fechar parceria com alguma agência deste segmento, certamente irá se deparar com alguns termos, principalmente em inglês, com significados desconhecidos e de pronúncia duvidosa.
Nós, membros do time Laranja, já estamos habituados a este tipo de comunicação: somos fluentes em falar a língua dos marketeiros. Por isso, separamos 20 termos que fazem muita diferença quando compreendidos e aplicados na estratégia do seu negócio. Se liga na lista!
É a sigla de abreviação das quatro principais etapas de relacionamento com o consumidor: Atenção, Interesse, Desejo e Ação. Em outras palavras, são os padrões de comportamento humano que permeiam as escolhas de um indivíduo até a fase da compra em si.
Termo gringo utilizado para descrever um texto alternativo, ou seja, uma imagem on-line. Refere-se ao tipo de texto que tem sua leitura feita pelos motores de busca, como o Bing, Ask, Yahoo e claro, o famoso Google.
No marketing, é a palavra utilizada para abranger os dados e informações retirados na análise das estatísticas de um site ou qualquer plataforma on-line. O próprio Google fornece a ferramenta Google Analytics, que pode ser utilizada para monitorar seu tráfego virtual de forma gratuita.
Como o próprio nome já indica, essa expressão trata-se do ato de automatizar certos processos para que as ações de marketing sejam executadas de forma prática e eficiente, potencializando resultados. A Benetton, por exemplo, utiliza bastante dessa estratégia no disparo de e-mails de nutrição, a fim de entregar maiores resultados e fidelizar os leads de cada cliente.
São os robôs utilizados em chats de sites e redes sociais para simular o contato humano, de forma a otimizar os atendimentos 24h.
Sigla para Customer Relationship Management, ou simplesmente, processos e softwares que auxiliam na gestão de relacionamento com o cliente.
Trata-se da Conversion Rate Optimization ou Otimização da Taxa de Conversão. São diversas técnicas utilizadas para aumentar o poder de conversões em um website.
Fizemos um post em nosso Instagram totalmente voltado para a definição e exemplos dos principais Calls to Action utilizados pelas empresas. Clique aqui para acessar!
Click Through Rate: se refere à taxa ou número de cliques em determinado link, anúncio e redirecionamentos de página em geral. Corresponde ao cálculo da porcentagem de visualizações e audiência em conteúdos on-line.
Pirâmide invertida, desenhada para ilustrar os diferentes estágios em que os possíveis clientes de uma empresa se encontram durante o processo de venda. Pode ser dividido e analisado em três partes principais: topo, meio e fundo de funil.
Irmão do Google Analytics, essa ferramenta oferece a possibilidade de exibir anúncios no topo dos resultados de pesquisas do Google, garantindo maior visibilidade para o seu site.
São as estratégias que visam o rápido crescimento a partir da base de clientes. Se este assunto chamou sua atenção, está na hora de conferir essa matéria aqui, para ficar por dentro de mais detalhes a respeito da métrica.
Focado em atrair potenciais clientes por meio da conquista de sua confiança, através do uso de gatilhos mentais, conteúdos relevantes, CTAs e outras estratégias de branding e aproximação de público-alvo. Neste modelo, o contato é recebido pela marca e não feito diretamente por ela.
Indicador-Chave de Performance, do inglês Key Performance Indicator, procura monitorar, acompanhar e mensurar a realização de tarefas que potencializam resultados.
A famosa LP ou “página de aterrissagem” tem a importante missão de recepcionar a chegada dos visitantes virtuais em um website. Pode também apresentar formulários focados na conversão de leads para clientes, por exemplo.
Este termo tão popular no mundo do Marketing Digital é responsável por definir aquele usuário que demonstrou interesse em conhecer mais sobre os produtos ou serviços que o seu empreendimento oferece. Portanto, um lead caracteriza um potencial cliente que já forneceu dados para contato, como nome, e-mail ou telefone, por exemplo.
Objectives and Key Results ou apenas Objetivos e Resultados-Chave, é um tipo de metodologia altamente utilizada pelas grandes empresas para criar alinhamento entre colaboradores e maximizar a organização de processos internos.
Sigla gringa que, em tradução literal, significa Retorno sobre Investimento. É a razão estabelecida entre a receita e os gastos obtidos pelo segmento.
Search Engine Marketing diz respeito às técnicas que aumentam a visibilidade de um site, dentro das ferramentas de busca citadas anteriormente.
Search Engine Optimization ou Otimização de Mecanismos de Busca são as táticas utilizadas para aumentar o tráfego e procura orgânica do seu website ou blog.
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Benetton Comunicação
Por: Mariana Romeira
Fotos/Créditos: Envato
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