postagem de 12 de Agosto de 2020

Inbound Marketing: o que é e as principais ferramentas

Inbound Marketing: o que é e as principais ferramentas
Entenda como usar para aumentar suas vendas!

Nas últimas semanas falamos um pouco sobre algumas estratégias para nutrição de leads. Afinal, muitas vezes as empresas conseguem um lead, mas não sabem muito bem o que fazer com ele para efetivar a venda.

No blog anterior você viu que uma das principais estratégias para isso é utilizar o inbound marketing, inclusive fizemos um passo a passo com todas as etapas que você precisa seguir. Mas sabemos que, às vezes, podem surgir dúvidas sobre: como exatamente fazer tudo isso acontecer? Quais ferramentas usar? Devo enviar um e-mail? Fazer uma live?

Então, não se preocupe! No blog de hoje te explicaremos quais são as principais ferramentas do inbound marketing e qual delas você deve utilizar nas etapas de: atração, conversão e relacionamento. Vamos lá?

O que é o inbound marketing?

No blog anterior já explicamos o que é o inbound marketing, mas vamos relembrar?

O inbound marketing é uma estratégia de marketing focada em vendas! O seu conjunto de estratégias busca atrair e converter clientes usando conteúdo relevantes.

Ou seja, para isso é preciso explorar conteúdo com blogs, posts nas redes sociais, e-books e muito mais! E esses conteúdos é que são suas principais ferramentas!

Agora, vamos deixar bem claro quais são e quando utilizar cada uma delas.

As principais ferramentas do inbound marketing

Para que você entenda exatamente quais são as ferramentas, vamos citar onde elas estão presentes nas etapas de atrair, converter e relacionar!

1. Atrair
Nessa primeira etapa você deve pensar que seu principal objetivo é construir um conteúdo relevante para que as pessoas se interessem no assunto por livre e espontânea vontade, tudo bem? Pois é com isso que você tem um público engajado e disposto a consumir seu produto ou serviço.

Para isso, você pode criar um conteúdo que tenha a ver com seu principal objetivo de venda e distribuí-lo nas seguintes ferramentas:

- Blog
Nos textos do seu blog você deve trabalhar com o marketing de conteúdo, utilizando conteúdos de qualidade e abordar temas de maneira mais ampla e com mais embasamento.

- Redes sociais
As redes sociais são uma ótima ferramenta de atração! Lá, você deve divulgar conteúdos de qualidade, interagir com os usuários, divulgar materiais e muito mais!

Tudo isso, claro, sem esquecer da abordagem mais pessoal, combinado?

- Site
O site da sua empresa é, também, uma das principais ferramentas de atração. Mas para isso, é preciso trabalhar estratégias de SEO. Dessa forma, quando as pessoas se interessarem por algum assunto que tenha a ver com seu produto ou serviço, você será uma das primeiras respostas que ela encontrará.

2. Converter
Essa segunda etapa é complementar a primeira. Ou seja, uma vez que seu possível cliente visita seu blog, seu site ou sua rede social, você precisa convertê-lo. E para isso você pode utilizar a ferramenta da landing page!

Numa landing page você pode oferecer o download de um material, como um e-book e para isso, a pessoa só precisa deixar alguns dados, como e-mail, nome e telefone.

Outro exemplo também é a utilização da ferramenta de pop-up!

Com um pop-up de saída, por exemplo, você pode chamar a atenção do seu possível cliente enquanto ele está quase saindo do seu site. E então, direcioná-lo para uma nova página, apresentando uma oferta exclusiva, por exemplo, ou até mesmo solicitando os dados para agendar uma demonstração do seu serviço!

3. Relacionar
Nessa etapa você deve investir em muitas ferramentas para realmente construir um relacionamento e educar seu lead.

Porém, é importante ter em mente que, tudo que você irá enviar nesse momento deve ter como principal objetivo fazer com que o lead perceba que tem uma necessidade e entender que você é a melhor solução!

Para isso você pode utilizar diversas ferramentas, como:

- E-mail marketing
Nada melhor do que nutrir seu lead do que com bons e-mails marketing, não é mesmo?

Para isso, pense em um fluxo de automação, com um conteúdo que faça parte da evolução do lead.

Além do fluxo de automação, você também pode pensar em newsletter, por exemplo!

- Conteúdos exclusivos
Na etapa de conversão podemos sim utilizar conteúdos como e-book, webinars e entre outros para atrair e converter os leads. Mas aqui, tudo isso deve ser muito mais explorado, com conteúdos mais elaborados e embasados. Para isso, invista em e-books, vídeos, dicas, cases de sucesso, promoções e muito mais!

Ficou mais claro quais são as principais ferramentas do inbound marketing?

Então vamos recapitular:

- Blog
- Redes sociais
- Site
- Landing pages
- Pop up
- E-mail marketing
- E-book
- Webinars
- Newsletters
- Muito mais!

Agora, se ainda restou alguma dúvida sobre essas ferramentas, ou então, se você gostaria de saber melhor como aplicá-las no seu seguimento, clique aqui e fale com um de nossos especialistas!

E também fique ligado no nosso blog! Temos sempre novos conteúdos para ajudar o seu negócio ;).


Benetton Comunicação

Por: Gabriele Fernandez

Fotos/Crédito: Envato

O material poderá ser reproduzido desde que citado fonte.


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