Confirmando a dificuldade em controlar a presença de perfis fakes, bots e a venda de seguidores, a mídia social vem aplicando desde novembro uma nova e mais rigorosa política contra perfis automatizados, buscando impedir o crescimento dos fakes na plataforma.
Porém, nos últimos dias, a empresa tomou medidas drásticas para acabar com esses bots e fakes. Na madrugada do dia 13/02, diversos usuários relataram uma queda drástica no número de seguidores de suas contas. O ocorrido também atingiu celebridades, como as cantoras Selena Gomez e Ariana Grande, que tiveram uma queda de 2 e 3 milhões de usuários, respectivamente.
Em teoria, a ação foi consequência de uma limpeza feita pela própria plataforma, que deletou milhões de contas consideradas não autênticas, incluindo perfis falsos, bots e até contas inativas. Ainda que faça sentido o sumiço de milhares de contas, o próprio Instagram confundiu um pouco mais os usuários lançando um comunicado no Twitter avisando que estava ciente de um “problema que está causando mudanças nos números de seguidores” e que estaria “trabalhando para resolver o mais rápido possível” a situação.
A suspeita é que o plano de extinção mais agressivo de bots e fakes tenha acarretado algum tipo de bug para o aplicativo. Bom, ficaremos atentos quanto ao caso e à recuperação de seguidores.