postagem de 23 de Abril de 2020

Instagram Shopping: o que é e como usar?

Instagram Shopping: o que é e como usar?
Já faz algum tempo que a rede social deixou de ser apenas uma plataforma de compartilhar fotos e se tornou uma ferramenta de marketing

O Instagram Shopping é uma ferramenta da rede social que permite que perfis de lojas, por exemplo, coloquem links e preços de produtos em fotos publicadas no próprio feed. Ou seja, quando o usuário ver a foto de um produto, ele poderá ver uma tag que contém o preço daquele objeto e, em alguns cliques, ser direcionado para comprá-lo.

A ferramenta veio para facilitar a vida de todos os tipos de empreendedores. Afinal, para utilizá-la, não é preciso ter um e-commerce, facilitando a vida de quem não possui um site, por exemplo.

O que muda também é o fato de não precisar direcionar mais os usuários para o famoso “link na bio”. Com a aba do Instagram Shopping, além de ser mais fácil divulgar os produtos, o caminho também é encurtado (e todos nós sabemos como os usuários economizam nos cliques, não é mesmo?).

Além de tudo isso, os posts com as tags de produtos podem ser compartilhados normalmente no feed e também nos stories. E as publicações marcadas também ficam salvas numa nova aba no perfil da conta do Instagram.

Como começar a usar o recurso?

Sabemos que o novo recurso pode fazer os olhinhos brilharem, por isso veja abaixo o passo a passo para habilitar a ferramenta do Instagram Shopping:

Primeiramente, é preciso atender aos seguintes requisitos:
- A loja precisa estar em um dos 46 países contemplados (o Brasil é um deles!);
- A loja precisa vender bens materiais, e não serviços;
- A loja precisa cumprir as políticas comerciais do Instagram;
- A conta precisa ser comercial;
- A conta precisa estar conectada à uma página do Facebook.

Depois é só conectar o perfil do Instagram para Negócios ao catálogo do Facebook. Para isso, vá até a página do Facebook da marca e clique na aba “Loja”. Depois, é só seguir o passo a passo:

- Clique em configurar loja;
- Insira o endereço da loja;
- Escolha uma moeda para a cobrança dos preços;
- Entre com o e-mail utilizado para a página do Facebook;
- Selecione as taxas relacionadas a seu país e estado;
- Finalize e comece a cadastrar os produtos.

Agora, o Instagram vai revisar os produtos que você inseriu antes de habilitar a marcação. Aqui é só esperar e ter paciência, pois o processo pode levar alguns dias.

Porém, depois que a revisão é positiva, o processo para cadastrar os produtos é bem simples.

No espaço de adicionar tags de pessoas e locais, você verá a opção de adicionar também a tag de produto Selecione essa opção e, em seguida, insira o nome, o preço e as fotos adicionais que a ferramenta permite incluir na página do produto.

Sua publicação ficará mais ou menos assim:


Agora, é só bombar seus negócios com o Instagram Shopping

Não basta ter o recurso, é preciso saber usá-lo. Por isso, para potencializar ainda mais seus resultados, veja algumas dicas para bombar seu Instagram Shopping e seu negócio:

1 - Venda nos Stories
Eles são os queridinhos dos usuários e além disso, também oferecem mais frequência e dinamismo nas publicações. Por isso pense em conteúdos que possam incluir as tags de venda também! O procedimento é bem intuitivo e similar a publicação do feed.

2 - Escolha imagens que mostrem direitinho os produtos
Lembre-se que as fotos serão essenciais para chamar a atenção do usuário, por isso, ela pode ser bem comercial, produzida para catálogos ou peças publicitárias e o produto deve estar bem exposto! Além disso, é ideal seguir uma mesma linha de filtros, por exemplo, criando uma identidade visual para sua marca!

3 - Lembre-se da harmonia!
Se for inserir mais de uma tag numa mesma foto, cuidado para não deixar tudo muito perto, deixando a imagem pesada de um lado. Além disso, é ideal que as tags estejam em cima dos seus produtos e que uma não sobreponha a outra!

4 - Crie conteúdo!
Mesmo na hora de vender seu produto, lembre-se que o conteúdo também importa e por isso, inove! Dê dicas sobre como usar aquele produto, faça uma resenha sobre ele ou então conte com influenciadores.

Por aqui, estamos atentos ao Instagram Shopping, para atualizar nosso guarda-roupa claro, mas também para oferecer sempre o melhor em conteúdo e gestão de redes sociais! Quer saber mais? Que tal marcar um cafezinho virtual com a gente? :).


Benetton Comunicação

Por: Gabriele Fernandez

Fotos/Créditos: Blog Moove

O material poderá ser reproduzido desde que citado fonte.


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